CRCMG realiza primeiro Seminário de Integração Regional

6 de junho de 2016

Por Assessoria de Comunicação do CRCMG

Nos dias 2 e 3 de junho, o CRCMG realizou a primeira edição do “Seminário de Integração Regional – Os Desafios do Contador Empreendedor” em sua sede, em Belo Horizonte, voltado para os profissionais da região metropolitana.

O seminário, que proporcionou aos profissionais da contabilidade acesso a palestras técnicas e motivacionais de qualidade, teve início com o presidente do CRCMG, Rogério Noé, que deu as boas-vindas aos participantes e falou sobre a importância do evento para o Conselho, para a sociedade e para os profissionais que participam. “É uma satisfação para nós, que realizamos este evento, vermos a casa cheia. A proposta da nossa gestão é a defesa da sociedade. O profissional qualificado é a melhor forma de defender a sociedade. Por isso, estamos fazendo vários convênios com o objetivo de levar o conhecimento para todos os cantos do estado. Que vocês possam sair daqui pensando que valeu a pena participar.”, falou o presidente.

A primeira palestra, apresentada pelo vice-presidente de Registro do CRCMG, Mário César de Magalhães Mateus, foi sobre “Gestão do negócio contábil”. Na ocasião, Mário Mateus falou sobre a gestão em uma empresa contábil e a contextualizou com sua experiência profissional. Segundo ele, é importante fazer diferente para adaptar-se rapidamente às necessidades de hoje. “Nesse momento de crise, temos que criar nossas oportunidades. É preciso ser não só empreendedor, mas também competente. E algumas características são essenciais para o empreendedor contábil, como: capacidade de liderar o capital intelectual, de estabelecer marketing e de estudar; domínio de informática; ser criativo, multifuncional e flexível; capacidade de falar em público e de assumir riscos, além de saber viver e sorrir.”, explicou. Ao finalizar a palestra, Mateus disse que, para obter resultados, é preciso ter foco nos negócios da empresa.

Encerrando a noite, o conselheiro do CRCMG Filemon Augusto Assunção de Oliveira fez uma exposição técnica sobre “Sped ECD/ECF”. Filemon falou sobre os conceitos, objetivos, obrigatoriedades, penalidades e outros pontos importantes da ECD/ECF.

O último dia do seminário teve início com o palestrante Alexandre Alkimin, que abordou o “Planejamento tributário no contexto da crise atual”. Segundo ele, para falar de planejamento tributário, é necessário ter cautela, pois, antes, é necessário ter um planejamento negocial. “Para você fazer um planejamento tributário, é preciso conhecer o seu negócio. Somente depois disso, é possível estruturar seu negócio para conseguir uma redução de tributação. E, para pensar em planejamento, é necessária a existência de um contabilista, um advogado e um bom gestor. Sem o envolvimento desses três profissionais, o empreendimento estará fadado ao fracasso.”, explicou.

Fechando o evento, o palestrante Cristiano Lopes falou sobre o tema “Empreendendo no mundo dos desafios”. Durante sua apresentação, o experiente consultor prendeu a atenção do público. Entre outros assuntos, Cristiano falou sobres os três cenários empresariais: do passado (com hierarquia piramidal, como a função de gerente); a do presente (horizontal, como a função do líder) e a do futuro (com visão holística, usando a tecnologia, trabalhando em equipe, no qual todos são empreendedores). “O mercado pede profissionais que têm atitude de fazer as coisas acontecerem, e que não são acomodados. E, para fazer as coisas acontecerem, temos que sair do quadrado em que vivemos. Profissional do futuro tem que ser infinito, tem que brilhar. Reinvente-se, tenha atitude e diferencie-se!”, finalizou Cristiano.

Durante 2016, o CRCMG vai percorrer o interior de Minas, levando o “Seminário de Integração Regional” para mais cinco regiões. As cidades escolhidas foram: Araxá (agosto), Montes Claros (setembro), Varginha (outubro), Juiz de Fora (outubro) e Coronel Fabriciano (novembro). Portanto, fique atento às divulgações do CRCMG e participe!