CRCMG realiza fórum visando desenvolver o potencial das mulheres

30 de agosto de 2019

por Assessoria de Comunicação do CRCMG

No dia 29 de agosto, o Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais (CRCMG), com o apoio do Grupo de Estudos Técnicos (GET) da Mulher Empreendedora, realizou o I Encontro Mulheres de Negócios. O fórum teve como objetivo capacitar e incentivar as participantes a desenvolver seu potencial, alcançando resultados que promovem o equilíbrio social e favorecem a igualdade de gênero.

Para fazer a abertura do encontro, a presidente do CRCMG, Rosa Maria Abreu Barros, falou sobre a relevância do evento para as mulheres da contabilidade e sobre a importância de a mulher assumir o papel de líder e enfrentar de frente os obstáculos para ter sucesso em seu empreendimento. “Assumir o papel de liderança exige das mulheres duas vezes mais esforço em relação àquele exigido dos homens: primeiro, é preciso vencer sua luta interior, depois, convencer o mercado do seu merecimento. Cansadas dessa injustiça, cada vez mais mulheres têm driblado o impacto da discriminação de gênero, abandonando o mundo corporativo em favor do empreendedorismo. Empreender talvez seja a aventura mais emocionante e arriscada, mas, quando o sucesso chega, a sensação de vitória compensa todas as batalhas enfrentadas.”, afirmou Rosa.  

Durante a abertura, foi realizada, pelo CRCMG, pela Rede Integrar e pelo GET da Mulher Empreendedora, uma homenagem póstuma à contadora Maria Inês Lara Silva, como forma de reconhecimento ao seu dinamismo, competência e carisma.

A primeira palestra do dia foi sobre “Marketing digital: atraindo clientes pelas mídias sociais”, com Lorena Ribeiro, pós-graduada lato sensu em Marketing e Comunicação. De acordo com Lorena, o marketing digital ainda é uma caixinha de surpresas, por isso, é preciso que o empreendedor esteja atento às mudanças para procurar soluções mais ágeis, que atinjam o seu público-alvo e atendam ao objetivo de seu negócio. Além disso, Lorena abordou a importância de um relacionamento mais estreito com o cliente. “É necessário que você use uma comunicação que se encaixe perfeitamente com seu cliente. As mídias servem para que você esteja no radar deles e, também, para educá-los e para se relacionar com eles. O cliente compra nosso produto ou serviço porque gosta da gente. O nosso foco deve ser encontrar clientes que defendam a nossa marca enquanto prestadores de serviço.”, encerrou a palestrante.

Para finalizar o encontro, a coach de Alta Performance, Ana Paula Paixão, falou sobre “Como despertar seu potencial e acelerar seus negócios”. De acordo com Ana Paula, para que os objetivos sejam alcançados, deve haver uma mudança de dentro para fora. Deve-se mudar a mentalidade primeiro, para depois mudar os atos. Porém, toda mudança precisa ser planejada. “Permita-se mudar. O futuro não precisa ser igual ao passado, a não ser que você queira. A mudança dói, mas é necessária para que você alcance seus objetivos. Nós estamos, muitas vezes, presas, sem entender a força que a gente tem. É preciso ter atitude, foco e consistência.”, explicou Ana Paula. Além disso, ela falou sobre os pilares da aceleração e sobre a evolução da mulher na contabilidade.