CRCMG realiza encontro dos Grupos de Trabalho

4 de janeiro de 2016

O CRCMG realizou, no dia 4 de dezembro, o encontro anual dos Grupos de Trabalho (GTs) atuantes no Conselho. Além de promover a integração entre os GTs e disseminar informações sobre suas áreas de atuação, o objetivo do encontro foi apresentar as atividades realizadas ao longo de 2015.

O presidente do CRCMG, Marco Aurélio de Almeida, e o vice-presidente de Relacionamento Institucional, Jairo Lopes Bahia, deram as boas-vindas a todos os participantes e ressaltaram a importância dos trabalhos realizados por esses grupos. Marco Aurélio aproveitou para se despedir e agradecer a parceria de todos os presentes ao longo dos dois anos de seu mandato.

Todos os grupos se empenharam em propor e realizar ações em suas áreas de atuação. As principais ações de cada GT foram:

Grupo de Trabalho da Área Pública: Participação nos eventos organizados pelo CRCMG, como o IV Seminário Internacional de Contabilidade Pública; o 5º Fórum Nacional de Gestão e Contabilidade Pública; a II Jornada de Contabilidade Pública – CRCMG e TCEMG; e os Seminários de Integração Regional. Auxílio nas prestações de contas eleitorais das cidades de Manhuaçu e Governador Valadares. Envio de artigos e matérias para o Jornal do CRCMG e para a Revista Mineira de Contabilidade e participação na TV CRCMG.

Grupo de Trabalho da Área Tributária: Elaboração de uma cartilha de orientação sobre os incentivos fiscais para o Terceiro Setor. Participação na Semana da Contabilidade, com o painel “Sped – Implicações do não cumprimento dessa obrigação e as consequências do preenchimento incorreto das mesmas”, e na 10ª Convenção de Contabilidade de Minas Gerais, com a palestra “As perspectivas de entrada no mercado de trabalho contábil para os jovens”.

Grupo de Trabalho Estudos Técnicos: Publicação de três artigos no Jornal do CRCMG. Análise de três normas colocadas em audiência pública. Participação na Semana da Contabilidade, com o painel: “Implicações das Obrigações Acessórias do Sped”.

Grupo de Trabalho Integração Sindical: Participação nos eventos realizados pelo CRCMG, Fecon e Sindicatos, visando encurtar a distância entre os sindicados e os profissionais da contabilidade.

Grupo de Trabalho Mulher Contabilista: Auxílio na realização do X Fórum da Mulher Contabilista. Participação na 10ª Convenção de Contabilidade de Minas Gerais. Participação no X Encontro Nacional da Mulher Contabilista, em Foz do Iguaçu. Participação no Seminário de Integração Regional do Norte de Minas, em Montes Claros.

Grupo de Trabalho Organizações Contábeis: Elaboração de uma cartilha com o tema “Boas práticas nas organizações contábeis para o sucesso e a valorização profissional”. Realização de pesquisa sobre a competência da Junta Comercial e do Cartório Civil das Pessoas Jurídicas, em relação ao registro de atos constitutivos. Participação na Semana da Contabilidade.

Grupo de Trabalho de Perícia: Participação no V Congresso Nacional de Perícias Judiciais – Conape. Participação na Semana da Contabilidade e na 10ª Convenção de Contabilidade de Minas Gerais. Participação na TV CRCMG.

Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC): Participação no plantão de esclarecimentos gratuito sobre IRPF, em parceria com a Rede Integrar. Participação no curso de capacitação sobre Terceiro Setor, realizado pelo CRCMG. Auxílio na construção de sete Observatórios Sociais em Minas Gerais. Entrega de 2.864 latas de leite arrecadas pelo CRCMG na Semana da Contabilidade, a oito instituições cadastradas.

Comissão Estadual do Jovem Contabilista e da Integração Estudantil: Participação no XXIX Encontro Nacional dos Estudantes de Ciências Contábeis. Publicação de matérias no Jornal do CRCMG. Participação no 2º Encontro Nacional de Jovens Lideranças. Auxílio na realização do I Fórum Estudantil de Ciências Contábeis, realizado no CRCMG.

Grupo de Trabalho do Terceiro Setor: Apoio no lançamento do livro “A relação entre governança corporativa e doações no Terceiro Setor”, editado pela Fundação Dom Cabral. Participação na 10ª Convenção de Contabilidade de Minas Gerais. Participação na Semana da Contabilidade, com o fórum: “Terceiro Setor – Normas Técnicas, Imunidades e Isenções, Transparência e Prestação de Contas”.

Grupo de Trabalho de Ensino: Participação no 2º Fórum Mineiro de Educadores em Ciências Contábeis. Participação no Encontro Nacional de Coordenadores e Professores de Ciências Contábeis. Publicação de artigos no Jornal do CRCMG e na Revista Mineira de Contabilidade.

Ao fim do encontro, o presidente Marco Aurélio de Almeida parabenizou os grupos pelas apresentações e pela qualidade das ações realizadas ao longo de 2015.