CRCMG realiza edição especial do Café com Contabilista em apoio à campanha Outubro Rosa

23 de outubro de 2017

O Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais (CRCMG), através de seu Grupo de Trabalho da Mulher Contabilista (GTMC), realizou, no dia 20 de outubro de 2017, uma edição especial do Café com Contabilista com o tema “Mulheres contabilistas e a prevenção do câncer de mama”. A ação, realizada em prol da campanha Outubro Rosa, aconteceu na sede do Conselho e reuniu profissionais da área contábil para promover a conscientização sobre a importância da prevenção do câncer de mama.

Na abertura do evento, a vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCMG, contadora Simone Maria Claudino de Oliveira, parabenizou as mulheres contabilistas, que tanto fazem pela profissão contábil. Além disso, ressaltou a importância de levar a mensagem de prevenção aos seus companheiros, para que eles participem do evento do Conselho que ocorrerá em prol da campanha Novembro Azul. Na sequência, a coordenadora do GTMC, Kátia Rocha Pereira, falou da importância de a mulher cuidar de si mesma: “Se não cuidarmos de nós mesmas, como vamos cuidar das nossas empresas?”, questionou ela. Na ocasião, Kátia Pereira fez uma doação, em nome do GTMC e do CRCMG, de 100 caixas de água de coco ao Instituto Mário Penna, uma instituição dedicada à pesquisa, à prevenção, ao combate e tratamento do câncer.

A primeira palestra da tarde teve como tema “Alimentação saudável”, com a nutricionista Luisa Costa Penna Penido. Ela falou sobre os alimentos mais adequados para uma boa alimentação e sobre os produtos que ajudam na propagação de células cancerígenas e que, portanto, devem ser evitados. Além disso, a nutricionista deu dicas para manter uma vida saudável. “A alimentação deve ser adequada em quantidade e qualidade e, também, deve ser equilibrada, colorida e variada. A principal medida para manter uma vida saudável e colocar uma boa alimentação em prática é fazer um planejamento dos alimentos a serem consumidos durante o dia. E não podemos esquecer de tomar a quantidade de água necessária para o nosso corpo, além de fazer atividades físicas diariamente. ”, explicou.

Em seguida, foi apresentada a palestra “Atitude positiva”, com David César, ator, estudante de Direto e portador de uma deficiência rara, a Síndrome de Hanhart. David veio ao evento para falar sobre seu processo de superação e passar uma importante mensagem para os participantes: desenvolver a própria autonomia e autoestima. “Olhando para o meu corpo, me aceitei, fui criando minha autonomia e minha independência.”, contou.

Após as palestras, foi realizado um sorteio de brindes ao público participante, que ainda pôde confraternizar em um chá da tarde e visitar uma pequena feira de artesanato exposta durante o evento.