CRCMG promove Fórum da Mulher Empreendedora

9 de março de 2020

O Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais (CRCMG), com o apoio do Grupo de Estudos Técnicos (GET) da Mulher Empreendedora, realizou, no dia 6 de março, o Fórum da Mulher Empreendedora, na sede do Conselho, em Belo Horizonte. O evento foi realizado em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, 8 de março, e contou com palestras sobre temas de interesse da classe contábil feminina e, também, com momentos de entretenimento e embelezamento.

Iniciando as atividades, a vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, Suely Maria Marques de Oliveira deu as boas-vindas aos presentes e destacou que a profissão contábil foi uma das primeiras a dar às mulheres chances reais de promover uma carreira sólida e próspera. Ela também ressaltou a participação das mulheres no CRCMG: “Temos a alegria de ter reelegido a primeira mulher presidente do CRCMG e temos um Conselho Diretor com mais de 50% de participação feminina. Esperamos que, com o nosso trabalho, possamos inspirar cada vez mais mulheres a seguir a profissão contábil e, ao mesmo tempo, ajudar nossas profissionais a desenvolver suas carreiras e alcançar o sucesso e a independência financeira.”, disse Suely.

Em seguida, a coordenadora do GET da Mulher Empreendedora, Eliane da Silva Freire Jardim, falou sobre a importância do fórum para as profissionais e apresentou as integrantes do grupo.

A primeira palestra abordou o “Empreendedorismo e empoderamento feminino”. A palestrante convidada para falar sobre o assunto foi Kelly Metzker, mentora de empreendedores, diretora de empresa de treinamentos e consultoria e fundadora de um grupo de empreendedorismo feminino. Ela esclareceu alguns pontos importantes para que as mulheres possam se tornar empreendedoras de sucesso, entre eles a manutenção de uma rede de apoio, o que facilita a caminhada rumo ao sucesso. Além disso, ela deu dicas para uma empreendedora empoderada: “Não fique sozinha; planeje sempre e coloque suas metas no papel; cuide-se com carinho; não perca o foco e comemore. Comemorar é muito importante! Assim, você valoriza a sua conquista!”.

Para relaxar, durante o intervalo, as profissionais presentes participaram de uma feira com artigos artesanais, maquiagens e joias. Além disso, puderam se embelezar e aprender técnicas de maquiagem no “cantinho da beleza”, com consultoras da área.

Para finalizar o dia de palestras, a esteticista e empresária Gracielle Câmara Silva Mendes apresentou a palestra "Empoderamento e multiformidade da mulher". Na ocasião, ela destacou vários fatores que resultam no empoderamento feminino, como acreditar em si e no seu trabalho, estabelecer metas e assumir as próprias escolhas. Ela ressaltou também a necessidade de que todos reconheçam a importância dessas ações, para estabelecer uma equidade de gênero na sociedade.

Após a palestra, a presidente do CRCMG, Rosa Maria Abreu Barros, fez o encerramento do fórum agradecendo a presença de todos e destacando a mudança da mulher de hoje: “O perfil da mulher brasileira está mudando, ela está buscando espaço para superar o seu valor e vencer os desafios”. Por fim, foi realizado um sorteio para a distribuição de brindes às profissionais presentes no auditório.