CRCMG participa do VI Fórum de Contabilidade Pública Municipal

24 de junho de 2016

Por Assessoria de Comunicação do CRCMG

No dia 22 de junho, o CRCMG esteve presente e apoiando mais um evento importante para a classe contábil, o VI Fórum de Contabilidade Pública Municipal. O evento, realizado pela Associação Mineira de Municípios (AMM), contou com a presença do presidente do CRCMG, Rogério Marques Noé, da Conselheira Maria da Conceição de Barros Rezende e da Lucy Fátima de Assis Freitas, membro do Grupo de Trabalho Área Pública.

Durante a abertura, Rogério Noé falou sobre a importância de capacitar os profissionais da área como forma de proteger a sociedade. “É com satisfação que o CRCMG apoia, mais uma vez, a realização desse Fórum. É de extrema importância que os contadores que atuam na área pública estejam atentos às mudanças. Visando preparar melhor o profissional, além de apoiar eventos como esse, o Conselho tem investido maciçamente na Educação Profissional Continuada. Dessa forma, assumimos, ativamente, nossa responsabilidade de proteção à sociedade. ”, fala Noé.

Em seguida, o presidente da AMM, Antônio Carlos, destacou que recuperar a credibilidade contábil é fundamental. “Qual governo conseguirá projetar ações específicas em determinadas áreas e setores, se os dados que ele tem pra elaborar esses projetos não são confiáveis?”, questionou. Além disso, ressaltou que a contabilidade é a base de tudo. “Sem os dados da contabilidade é impossível fazer uma política pública. Por isso, a contabilidade cresce de importância nessa situação crítica do país. A contabilidade pública é fator fundamental para o país consiga virar essa página. ”, finaliza.

Palestras

Começando o ciclo de palestras, a Contadora Geral do Governo do Estado de Minas Gerais e Conselheira do CRCMG, Maria da Conceição de Barros Rezende, expôs sobre o processo de convergência na qual a contabilidade pública passa, e destacou a experiência e estratégias adotadas pelo Estado nesse processo. “ É um processo longo, que não se encerra. É um desafio, por isso, precisamos de profissionais aptos no processo de construção desse novo cenário”, afirma.

Em seguida foram apresentados os temas “Procedimentos Contábeis Patrimoniais no Final de Mandato”, pelo contador e ex-Conselheiro do CRCMG, Milton Mendes Botelho, e “LRF em final de mandato em ambiente de restrição fiscal – Arts 9,18 e 42”, pelo mestre em Direito Público, Marcio Kelles.

E, finalizando o evento, Lucy Fátima de Assis Freitas, Contadora Geral da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte e membro do Grupo de Trabalho Área Pública do CRCMG, falou sobre “Procedimentos contábeis em final de mandato”. Durante a palestra, Lucy abordou os principais procedimentos que os contadores dos municípios devem ter para resguardar a gestão e a prestação de contas das prefeituras. E passou algumas dicas de cuidados documentais para fazer o fechamento de acordo com o que a lei estabelece. “Estamos em um contexto de mudança do modelo de contabilidade para as normas internacionais. Então, este ano, tem uma série de procedimentos que nunca foram feitos e serão exigidos em prestação de contas”, ressaltou.