CRCMG fornece certificado digital gratuito por meio de parceria

4 de maio de 2022

por Assessoria de Comunicação do CRCMG

O Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais (CRCMG), por meio de termo de parceria, busca credenciar empresas para emitir, de forma gratuita, certificado digital da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil) – certificado digital padrão A1 -, aos profissionais da contabilidade e às organizações contábeis que possuem registro ativo e em situação regular no CRCMG e aos colaboradores do Conselho.

A Certificaminas foi a primeira empresa a ser credenciada, sendo que o Chamamento Público encontra-se aberto até o dia 10 de janeiro de 2023, permitindo, assim, que outras empresas interessadas possam participar e enviar a documentação conforme os termos do edital.

Conforme o termo de parceria firmado com a Certificaminas, a emissão do certificado será válida apenas para um Cadastro de Pessoa Física (CPF) e um Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) registrado por pessoa, seja física ou jurídica. O profissional/organização deverá apresentar, no ato de validação, a Certidão Negativa de Débitos Profissional, para pessoa física, e a Certidão Negativa de Débitos Empresa, para pessoa jurídica, devendo a empresa credenciada confirmar a veracidade e validade da Certidão antes da emissão do certificado, por meio de consulta no site do CRCMG, podendo ser exigidos pela empresa credenciada outros documentos necessários para a emissão do certificado digital. A empresa credenciada se compromete a fornecer, anualmente, durante o período do termo de parceria, um certificado digital padrão A1, com validade de um ano.

Os profissionais da contabilidade e as organizações contábeis com registro ativo e em dia com a anuidade do CRCMG devem acessar o site https://oportunidades.certificaminas.com/crc-mg , para solicitar a emissão do certificado juntamente à empresa credenciada.

Chamamento público

Essa ação, que era um anseio da classe contábil, foi possível devido à abertura do Chamamento Público n.º 3/2022, que tem por objeto o credenciamento de empresas para emissão não onerosa de certificados digitais da ICP-Brasil, oferecendo, aos profissionais da contabilidade e às organizações contábeis que possuem registro ativo e em situação regular no CRCMG e aos colaboradores do Conselho, o certificado digital A1.

O chamamento está disponível no portal do CRCMG, menu “Licitações e Chamamentos”: https://crcmg.org.br/licitacoes/index/nu_ano/2022/id_modalidade/10

Informativos

Para saber mais sobre outras ações como essa e sobre os cursos e eventos realizados pelo CRCMG, clique no link https://arch2.crcmg.org.br/lgpd/emails e cadastre-se para receber os informativos eletrônicos do Conselho. Fique por dentro!