CRCMG e Sescon/MG realizam o Minas Mais Mulher: Fórum da Mulher Contabilista

22 de março de 2022

Por Assessoria de Comunicação do CRCMG

Aconteceu hoje, 22/3, na sede do Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais (CRCMG), com o patrocínio do Sindicato das Empresas de Consultoria, Assessoramento, Perícias, Informações, Pesquisas e Empresas de Serviços Contábeis no Estado de Minas Gerais (Sescon/MG), mais uma edição do Minas Mais Mulher: Fórum da Mulher Contabilista.

O evento foi realizado de forma híbrida e, por isso, contou com convidadas presentes na sede do Conselho e com profissionais inscritas que participaram através de videoconferência em plataforma digital.

A presidente do CRCMG, Suely Maria Marques de Oliveira, deu início ao fórum falando sobre a mulher e a profissão contábil. De acordo com Suely, a profissão contábil é, historicamente, uma das que mais oferecem oportunidades às profissionais, na qual a mulher realmente consegue equilibrar o dia a dia profissional com questões familiares. “Graças à atuação de mulheres pioneiras, que quebraram barreiras e conquistaram espaço, somos, hoje, mais de 23 mil profissionais mineiras inseridas em diversas áreas da contabilidade e, além disso, muitas oportunidades de trabalho ainda estão por vir. Apesar dos desafios, a mulher, com sua sagacidade e competência, tem conseguido equilibrar seu dia a dia profissional com sua vida familiar. Nós, mulheres, nos desdobramos em dois mundos, o pessoal e o profissional. Quando encontramos equilíbrio entre eles, nos sentimos realizadas.”, afirmou Suely.

Em seguida, o vice-presidente da Região Sudeste da Fenacon, Jacintho Soella Ferrighetto, exaltou a importância da profissional mulher e elogiou a interação entre o CRCMG e o Sescon/MG, que, apesar de serem instituições antagônicas, mantêm uma relação estreita visando o alavancamento da profissão contábil. “Temos que ver a mulher de uma forma diferente. Ela é parceira, amiga, companheira e, muitas vezes, é aquela que faz a gestão financeira da família. Temos que reverenciar todas as mulheres, independentemente de crença, classe ou cor.”, finalizou Jacintho.

Já o presidente do Sescon/MG, Edmar Pereira dos Santos, ressaltou a numerosa participação da mulher na contabilidade, visto que 50% dos profissionais registrados em Minas Gerais são mulheres. “O Sescon realiza esse encontro há 13 anos. A cada encontro que fazemos, percebemos a evolução da mulher no que diz respeito à sua valorização profissional. Por isso, preparamos este evento com muito cuidado e carinho. É uma honra e um prazer realizá-lo, valorizando a mulher empreendedora e o reconhecimento à contribuição feminina para a classe contábil.”, concluiu.

Em seguida, a coordenadora da Comissão Estadual da Mulher Contabilista do CRCMG, Eliane da Silva Freire Jardim, apresentou as demais mulheres que compõem a comissão e ressaltou as conquistas das mulheres e a necessidade de estarem atentas ao futuro. “Estamos aqui celebrando uma conquista que acumulamos, porém refletindo sobre o caminho que ainda temos a percorrer, sempre com dignidade e sabedoria. É nítido o aumento do número de mulheres atuando no mercado de trabalho e é notória sua importância na economia. Há conquistas a serem celebradas, mas não podemos perder de vista a manutenção do direito já alcançado. É preciso que nos permanecemos atentas ao que está por vir.” explica Eliane.

O fórum contou com duas palestras: para iniciar os trabalhos, a especialista em oratória e soft skills Geórgia Marina Oliveira Ferreira de Lima trouxe a palestra “Técnicas de oratória para contadores: desenvolva sua comunicação para uma carreira memorável”. De acordo com Geórgia, a comunicação transforma vidas. Por isso, é essencial que todos aprendam a se comunicar. Segundo ela, muitas pessoas acham um desafio falar em público, muitas vezes por timidez, por falta de experiência, por falta de técnica ou por medo de ser julgado. Porém, ela destaca que a oratória não é um dom, mas sim uma questão de treino e técnica. A palestrante passou algumas técnicas e práticas e explicou o que é preciso observar ao falar em público. “Para iniciar uma boa comunicação, é preciso saber com quem você está falando, falar em tom de conversa e falar do seu jeito. Assim, você consegue conquistar quem está do outro lado. A chave do sucesso é a compreensão. Fale de uma forma que você seja compreendida.”, finalizou.

Para finalizar as atividades, o escritor, administrador, mágico, ilusionista e apresentador George Rubadel fez uma apresentação artística mesclando truques de mágica e ilusionismo com reflexões sobre o sucesso. De acordo com o mágico, o sucesso é subjetivo e depende do ponto de vista de cada um. “Para ter sucesso, é preciso começar com um processo de transformação e, para isso, é preciso termos motivação. Para nos motivar, precisamos traçar metas. Para atingirmos essas metas, precisamos investir em nós mesmo, investir em conhecimento. Temos que fazer, hoje, o que a maioria não faz, para termos, amanhã, o que a maioria não tem. O que temos que fazer é buscar sempre a excelência, buscar o nosso diferencial e nos valorizar. Temos que ser humildes, mas temos que ser os primeiros a nos dar o valor que merecemos.”, finalizou Rubadel.

O Minas Mais Mulher: Fórum da Mulher Contabilista está disponível no canal do CRCMG, no YouTube, a TV CRCMG, através do link:

https://www.youtube.com/channel/UC7G_Zhe7J2ifjb81eXZLtZg