CRCMG e Federação dos Contabilistas reúnem-se com Sebrae Minas

5 de outubro de 2015

Por Assessoria de Comunicação do CRCMG

No dia 24 de setembro, o vice-presidente de Relacionamento Institucional do CRCMG, Jairo Marques Lopes Bahia e o diretor da Fecon, Janilton Marcel de Paiva, reuniram-se com Afonso Maria Rocha, diretor superintendente do Sebrae Minas, Jefferson Ney Amaral, gerente de Políticas Públicas e Articulação Institucional e Cássio Silva Duarte, analista da Unidade de Políticas Públicas e Articulação Institucional. O encontro se deu devido a algumas manifestações de descontentamento por parte dos profissionais da contabilidade a respeito da divulgação que o Sebrae tem feito para o Microempreendedor Individual (MEI). Segundo a campanha feita pelo Sebrae, os MEIs  estão dispensados de contabilidade.

Foi solicitado que o Sebrae mude a forma de os atendentes informarem aos MEIs a não necessidade de contabilidade. Apesar de a legislação dispensá-los da escrituração de qualquer livro contábil, existem algumas obrigações que precisam ser cumpridas e o não cumprimento dessas pode gerar multas ou o impedimento da emissão de certidões negativas. “Os profissionais de contabilidade têm um papel fundamental no desenvolvimento das microempresas, suas orientações são muito importantes para que o MEI possa exercer suas atividades na legalidade, sem se preocupar com as penalidades pelo não cumprimento de muitas obrigações acessórias e o não recolhimento de alguns tributos exigidos pela atual legislação, ou seja, mesmo não estando obrigados à contabilidade, o profissional da contabilidade sempre será um aliado importante para o sucesso profissional dos MEIs”, explica Jairo.

Além disso, foi sugerida a participação de profissionais da contabilidade nos eventos direcionados ao MEI, através de palestras, com o intuito de orientá-los ao melhor cumprimento da legislação que regulamenta a atividade do MEI. Nas cidades onde existem as “Salas do Empreendedor”, projeto do Sebrae em parceria com as prefeituras, estuda-se ainda uma participação dos profissionais contábeis, esclarecendo dúvidas aos micro e pequenos empresários.