CRCMG e Fecon-MG reúnem-se com a Receita

15 de junho de 2015

Por Assessoria de Comunicação do CRCMG

Em de maio, o presidente do CRCMG, Marco Aurélio Cunha de Almeida, o vice-presidente de Relacionamento Institucional, Jairo Marques Lopes Bahia, e os conselheiros Cesar Augusto de Barros e Janilton Marcel de Paiva (este representando a Fecon-MG) participaram de reunião com o superintendente regional da Receita Federal do Brasil (RFB) em Minas Gerais, Hermano Lemos de Avellar Machado.  Com o objetivo de reforçar a parceria existente entre a Receita, o CRCMG e a Fecon-MG, os representantes abordaram temas de interesse da classe contábil.

Foram apresentadas ao superintendente da Receita em Belo Horizonte as principais dificuldades que o profissional da Contabilidade enfrenta em algumas delegacias regionais da Receita em todo o estado. Hermano Lemos explicou os desafios que são enfrentados pelo órgão, como a falta de servidores e a não realização de concurso público, face à atual situação do país, e destacou que a Receita está atenta aos problemas existentes e busca resolvê-los ou amenizá-los nos casos em que a falta de servidores é mais crítica. Também destacou alguns projetos da Receita que estão em fase de implementação, como o CAC Avançado. Por meio de parcerias realizadas com as prefeituras, o CAC Avançado permite que, em municípios onde não existem unidades da Receita Federal, haja orientação de serviços disponibilizados no sítio da RFB à sociedade. Alguns serviços poderão ser recepcionados nos CACs Avançados para um trabalho posterior da RFB, com prazos pré-estabelecidos de entrega. Este projeto visa proporcionar mais comodidade ao cidadão e está em fase de análise e revisão pela procuradoria. Tão logo seja definido, contará com o apoio da classe contábil no sentido de mobilizar as prefeituras das cidades para formalizar convênios com a Receita.

Os representantes do Conselho e da Fecon-MG também propuseram à Receita a análise da possibilidade de quebra de jurisdição para alguns serviços, ou seja, que o profissional da Contabilidade, bem como qualquer outro contribuinte/cidadão, possa ser atendido em outra Delegacia da RFB de sua preferência. Neste sentido, Hermano solicitou que o Conselho apresentasse sugestões para encaminhamento.

Foi também solicitada a análise de pedido de mudança de prazo na entrega da Defis (Declaração do Imposto de Renda do Simples Nacional). Dr. Hermano disse que não tinha conhecimento de alterações de prazos e que as solicitações do Conselho e da Fecon-MG, contendo as argumentações pertinentes, poderiam ser também encaminhadas ao gabinete, para consulta às coordenações técnicas.

Participaram também da reunião: Flávio Antonio de Souza, Superintendente Adjunto; Astrid Mourão Vorcaro, Chefe da Divisão de Interação com o Cidadão; e Soraya Fátima Meira Raydan, Chefe da Equipe de Atendimento.