CRCMG e CFC realizam Seminário de Auditoria e Controladoria

31 de outubro de 2016

Nos dias 27 e 28 de outubro, o CRCMG e o CFC, com o apoio da Mastermaq, da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), da Federação dos Contabilistas de Minas Gerais (Fecon MG) e do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon), realizaram o Seminário de Auditoria e Controladoria, na sede do CRCMG, com o objetivo de estimular discussões sobre a contabilidade e a auditoria independente, sua adaptação ao mercado brasileiro contemporâneo e as perspectivas para o futuro.

O evento foi aberto pelo presidente do CRCMG, Rogério Marques Noé, e pelo vice-presidente Técnico do CFC, Zulmir Ivânio Breda. Segundo Noé, o seminário foi preparado com dois objetivos: fazer uma discussão ampla de pontos considerados obscuros da auditoria e abordar a aplicabilidade desses pontos na projeção do futuro. “Preparamos a programação pensando em contribuir para que os profissionais da área tenham melhores condições e estejam mais preparados para enfrentar os diversos desafios da auditoria e da controladoria. O profissional qualificado é uma garantia de que os serviços serão prestados com qualidade para a sociedade.”, disse. Já Zulmir falou sobre a importância da Educação Profissional Continuada para a classe contábil. “Nossa classe está amadurecida. Estamos cada vez mais conscientes de que se não participarmos de eventos, palestras e cursos, dificilmente vamos evoluir como classe. Nos últimos 10 anos, passamos por muitas transformações e são elas que têm aberto espaço para o contador.”, explicou.

Para dar início às apresentações, Demétrio Magnoli, colunista da Folha de São Paulo e comentarista de política e assuntos internacionais da Globo News, foi convidado para ministrar a palestra magna com o tema “Política, sociedade e cultura”. Na ocasião, Demétrio abordou três pontos: o que aconteceu em um passado recente no plano nacional e internacional; como se deu a transição política no Brasil e a identificação dos dilemas para 2018. Além disso, os participantes tiveram um momento para tirar dúvidas sobre a política brasileira e seu futuro. “As perspectivas para o futuro político do Brasil são as mais óbvias e desesperadoras para 2018.”, afirmou Magnoli.

O segundo dia começou com o painel “Novo formato do relatório de auditoria e as competências necessárias para atender às necessidades da sociedade”, apresentado por Zulmir Ivânio Breda e Tadeu Cendón, diretor de Desenvolvimento Profissional do Ibracon Nacional. Zulmir focou nas alterações promovidas pelo Novo Relatório do Auditor Independente. Para ele, devido à demanda da sociedade por mais informações, foi necessário exigir um relatório com mais detalhes, que oferecesse mais segurança para o usuário daquelas informações. “Espera-se que o auditor independente divulgue o máximo de informações possíveis para se ter mais credibilidade. Com isso, aumenta a sua responsabilidade e reforça o valor da auditoria.”, explicou. Em seguida, Tadeu Cendón abordou os Principais Assuntos de Auditoria (PAA), destacando que “A comunicação dos PAA visa tornar o relatório de auditoria mais informativo e dá mais transparência sobre a auditoria realizada. Estamos todos em um processo de aprendizagem. E precisamos estar atentos a todas as mudanças que estão ocorrendo.”.

Para falar sobre a “Responsabilidade civil, técnica e penal dos auditores perante erros técnicos”, foram convidados Madson de Gusmão Vasconcelos, gerente de Normas de Auditoria da CVM, e Janir Adir Moreira, conselheiro do CRCMG. Madson explicou como são feitos os processos administrativos contra os auditores e como funciona cada inquérito. “Existem normas que precisam ser seguidas e, se não forem, o auditor pode ser indiciado. Mas, em qualquer situação, o auditor tem o amplo direito de defesa.”, afirmou.  As penalidades que os profissionais podem sofrer são: advertência, multa, suspensão do exercício e inabilitação temporária. Em seguida, Janir Adir explicou como funciona a auditoria e os tipos existentes: auditoria interna, independente e externa. O conselheiro ressaltou que todo auditor precisa ser um profissional cético. “A responsabilidade profissional do auditor é exigida para dar respostas à sociedade.”, disse Janir.

            Em seguida, Aldo Souza, diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Anglo American, e Alexandre Queiroz de Oliveira, conselheiro do CRCMG e coordenador da Comissão de Educação Profissional Continuada do Conselho, apresentaram o painel “Gestão ambiental e os impactos no relatório de auditoria”. Alexandre contextualizou o processo de auditoria em eventos ambientais e explicou a dificuldade de mensuração e divulgação de uma empresa que pretende passar uma boa percepção quando há um impacto natural. “Impactos ambientais, no aspecto sustentável, são algo irreversível.”, afirmou. Ele finalizou explicando que “Infelizmente, o homem destrói o meio ambiente por benefício próprio, e o conhecimento da legislação é muito importante para os auditores.”. Posteriormente, Aldo explicou como funciona a gestão ambiental na Anglo American e ressaltou a importância das iniciativas de responsabilidade socioambiental.

O tema “As estruturas das empresas de auditoria frente aos problemas atuais nas corporações” foi escolhido para encerrar o seminário. Foram convidados para abordar o assunto: Flávio Machado, membro da Comissão de Educação Profissional Continuada do CFC e diretor de Desenvolvimento Profissional do Ibracon 4ª Seção Regional; Pedro Alberto de Souza, sócio das empresas Orplan Auditores Independentes e MP Organização Contábil, e Ênio Coradi, presidente do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. Na ocasião, eles discutiram a importância de as empresas de auditoria estarem bem preparadas, com profissionais qualificados, pois o cenário atual brasileiro apresenta muitos desafios. “O profissional da contabilidade tem que estar atento para as transformações que o mercado exige. E o universo da auditoria é cada vez mais dinâmico. É necessário fazer revisões frequentes de estratégias de auditoria. ”, finalizou Flávio.

Em breve, o material de algumas das apresentações estará disponível no portal do CRCMG, no menu “Cursos, eventos e palestras” – “Apresentações de palestras”.