CRCMG convoca profissionais e acadêmicos para o “Dia D”

16 de maio de 2022

CRCMG convoca profissionais e acadêmicos para o “Dia D”

No dia 24 de maio, os Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) vão realizar, de forma simultânea, o “Dia D”. Com o apoio do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), o evento tem como objetivo promover discussões sobre a proposta de alteração da Resolução CNE/CES n.º 10/2004, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Ciências Contábeis – Bacharelado e guia as Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras.

Desde o dia 2 de maio, o documento está disponível para contribuições na plataforma Participa + Brasil, a qual poderá receber comentários até o dia 31 de maio. Para reunir sugestões de profissionais, professores e estudantes de todo o país e, assim, construir uma proposta de mudança para o normativo e apresentá-la ao Ministério da Educação (MEC), o CFC propôs o “Dia D”. Nesse dia, o dia 24/5, todos os CRCs farão um evento com o mesmo tema.  A ideia do CFC é adequar o curso de graduação em Ciências Contábeis à nova realidade do mercado, marcada por pautas como tecnologia, ciência de dados, sustentabilidade, entre outros temas.

Com isso, o Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais (CRCMG) também vai promover o “Dia D” e convoca todos os profissionais e acadêmicos mineiros a participar e contribuir para esse momento importante e fortalecer ainda mais a contabilidade no Brasil.

O evento será online e transmitido via plataforma digital, das 9h às 11h. Para fazer a inscrição clique aqui. Atenção! O certificado somente será entregue para os inscritos na plataforma digital que atingirem 75% de presença.

Haverá, também, transmissão ao vivo pelo canal TV CRCMG, o canal do Conselho no YouTube.

Confira a programação:

Fórum do “Dia D”: proposta de alteração das Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Ciências Contábeis

9h – Abertura

– Presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais (CRCMG) – contadora Suely Maria Marques de Oliveira

– Presidente da Academia Mineira de Ciências Contábeis – contador José Eustáquio Geovanini

– Presidente do Sindicato das Empresas de Consultoria, Assessoramento, Perícias, Informações, Pesquisas e Empresas de Serviços Contábeis no Estado de Minas Gerais (Sescon/MG) – contador Edmar Pereira dos Santos

– Vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCMG – contadora Andrezza Célia Moreira

– Vice-presidente de Administração e Planejamento e coordenador da Comissão de Educação Contábil do CRCMG – contador Oscar Lopes da Silva

9h10min – Palestra “Proposta de alteração da Resolução CNE/CES n.º 10, de 16 de dezembro de 2004, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Ciências Contábeis: o que mudar?”

Palestrante: Coordenador da Comissão de Educação Contábil do CRCMG – contador Oscar Lopes da Silva

Debatedoras:

– Jacqueline Veneroso Alves da Cunha – integrante da Comissão Mineira de Educação Contábil do CRCMG

– Gilberto José Miranda – integrante da Comissão Mineira de Educação Contábil do CRCMG

10h10min – Debate geral