CRCMG comemora o Dia Internacional da Mulher

14 de março de 2017

Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, o Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais (CRCMG), com o apoio de seu Grupo de Trabalho da Mulher Contabilista (GTMC), realizou, no dia 7 de março, o XII Fórum da Mulher Contabilista Mineira. O evento contou com palestras e momentos de descontração.

A abertura do evento foi realizada pelo presidente do CRCMG, Rogério Marques Noé, que deu as boas-vindas e discorreu sobre a evolução da participação das mulheres no cenário contábil, além de seu posicionamento na sociedade como esposa, mãe e empresária. Em seguida, a coordenadora do GT, Kátia Rocha Pereira Campos, falou sobre as ações realizadas pelo GTMC para incentivar a participação das mulheres na contabilidade. Já a vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, Simone Maria Claudino de Oliveira, falou  do privilégio de representar as mulheres no Conselho Diretor do CRCMG. “Temos condições de fazer grandes mudanças no cenário nacional. Todas sabemos das dificuldade que temos ao conciliar várias funções, mas enfrentamos todas elas e, mesmo assim, não perdemos nossa essência de ser mulher.”, disse Simone.

A primeira palestra, apresentada por Luís Cláudio Rabelo, teve como tema “Planejamento do futuro: novas regras da aposentadoria previdenciária e informações sobre a previdência privada”. Na ocasião, foram apresentados a história e os principais aspectos das previdências social e privada. Além disso, foram abordadas as propostas do Governo para alterações na Previdência Social. “O número que o governo tem divulgado sobre o rombo na previdência, não é tão grande assim. Há um déficit, sim. Porém, é necessário avaliar com clareza. A população está vivendo mais. Daqui a uns anos, o número de pessoas inativas será maior do que as que estarão trabalhando. Portanto, a reforma é necessária, mas tem que ser avaliada com os números verdadeiros.”, explicou Luís. Ainda, segundo ele,  a previdência é a faculdade de prever possíveis problemas, com o objetivo de evitar determinadas situações ou transtornos que sejam indesejáveis para o indivíduo. “Prepare-se, use uma ferramenta para estar confortável no futuro!” , finalizou o palestrante.

Em seguida, as participantes puderam apreciar a apresentação cultural do Grupo Confesso, que interagiu com o público e mostrou, de uma forma descontraída, os desafios da mulher na contemporaneidade. O fórum contou, também, com uma Feira da Mulher, na qual as participantes puderam ver e comprar roupas, produtos de beleza, doces e joias.

Para finalizar o evento, Rosana Nogueira trouxe a palestra “Lugar de mulher é onde ela quiser”. A ideia principal foi abordar a opressão sofrida pelas mulheres e as formas de desconstruir o machismo que existe na sociedade. Dando exemplos da sua vida e do dia a dia, a palestrante falou dos padrões que são impostos às mulheres, das diferenças existentes entre mulheres e homens e, também, da importância de as próprias mulheres evitarem a repetição de frases machistas. “Existem muitas diferenças ainda, como nos salários. No Brasil, por exemplo, as mulheres recebem, em média, 30% a menos do que os homens. O empoderamento feminino é o ato de conceder o poder de participação social às mulheres, garantindo que possam estar cientes da luta pelos seus direitos, como a total igualdade entre os gêneros.”, finalizou Rosana. Depois da palestra, foram sorteados diversos brindes para as participantes.