Conselho Federal de Contabilidade participa da Assembleia Anual do Glenif

30 de novembro de 2020

por Comunicação CFC

O presidente do Conselho Federal de Contabilidade, Zulmir Breda; e o vice-presidente de Política Institucional do CFC, Joaquim de Alencar Bezerra Filho,  participaram, no dia 27 de novembro, da Assembleia Anual do Grupo Latinoamericano de Emissores de Normas de Informação Financeira (Glenif, sigla em espanhol).

Presidido pelo contador argentino, Jorge José Gil, o Grupo tem como objetivo  trabalhar em parceria com o International Accounting Standards Board – Iasb e organismos relacionados, em aspectos técnicos, respeitando a soberania nacional de cada país membro, para promover a adoção da convergência das normas internacionais emitidas pelo Iasb; cooperar com governos, reguladores e outras organizações regionais, nacionais e internacionais que contribuam para a melhor qualidade financeira das demonstrações; e colaborar com a difusão das normas emitidas pela Iasb.

Durante a Assembleia Anual, Jorge Gil apresentou as atividades promovidas em 2020 e um resumo da atuação dos 91 grupos técnicos de trabalho, bem como os principais desafios para o próximo ano. “Temos grandes desafios para o desenvolvimento da América Latina e precisamos continuar gerando encontros técnicos nos diversos países da nossa Região, bem como apoiar os processos de convergência; melhorar os nossos aspectos comunicacionais para aumentar a disseminação da missão do Glenif e, também, potencializar a nossa relação com o IASB e demais entidades relacionadas”, afirmou Jorge Gil.

Os  integrantes  do Glenif também aprovaram a incorporação da atividade técnica do GLENIF à criação da Associação Civil do Grupo constituindo, assim, uma única entidade. Na ocasião, o Brasil também foi eleito para a suplência do Conselho Fiscal da instituição. O País já possui uma cadeira efetiva na atual diretoria que é representada pelo contador José Luis Ribeiro de Carvalho.

O presidente do CFC aproveitou o encontro para convidar o Glenif para realizar a sua próxima assembleia anual durante a Conferência Interamericana de Contabilidade, prevista para ser realizada no Brasil, em outubro de 2021.  “Ainda não sabemos o formato do evento, se será físico ou na modalidade on-line, mas entendemos que a participação dos organismos internacionais é fundamental para o intercambio de experiências e boas práticas”, complementou Breda.

Reunião do Diretório do Glenif com o Brasil

Antes da Assembleia Anual, os representantes do CFC reuniram-se com os membros do Diretorio do Glenif para discutir temas de interesse sobre o funcionamento e as atividades no Grupo, bem como o apoio do Conselho Federal de Contabilidade ao organismo.