Climate Disclosure Standards Board encerra atividades e deixa seu legado para o ISSB

25 de abril de 2022

por Comunicação CFC

Ao ser instituído em novembro do ano passado, o International Sustainability Standards Board (ISSB, na sigla em inglês) herdou as orientações técnicas do Climate Disclosure Standards Board (CDSB, na sigla em inglês). O encerramento das atividades da CDSB, ocorrido no início deste ano, marcou a conclusão da primeira parte do compromisso assumido por ele e pela Value Reporting Foundation (VRF, na sigla em inglês), organizações líderes focadas no investidor, de contribuir com a equipe e recursos para o ISSB.

As contribuições deixadas pelo CDBS, consórcio internacional formado por ONGs empresariais e ambientais que teve como objetivo avançar e alinhar o modelo de relatórios corporativos para equiparar o capital natural e social com o capital financeiro, foram valiosas.

O CDSB constituiu base para as recomendações do Task Force on Climate-related Financial Disclosures (TCFD, na sigla em inglês) e estabeleceu uma abordagem para a comunicação de informações ambientais, incluindo mudanças climáticas e informações sociais nos relatórios principais, tais como relatórios anuais, 10-K nos EUA ou relatórios integrados.

A orientação técnica do CDSB será a base para que o ISSB desenvolva suas normas de Divulgação de Sustentabilidade IFRS. A estrutura e a orientação técnica do CDSB sobre divulgação de informações acerca do clima, da água e da biodiversidade continuarão a ser úteis para as empresas até que o ISSB emita suas normas de Divulgação de Sustentabilidade IFRS sobre tais tópicos.

O trabalho técnico do CDSB não foi submetido ao devido processo da Fundação IFRS, que o ISSB seguirá, e não faz parte das normas IFRS.

Saiba mais aqui.

Fonte: site da Fundação IFRS.