CFC realiza encontro para gestores públicos

17 de setembro de 2018

por Assessoria de Comunicação do CRCMG

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e a Secretaria do Tesouro Nacional (STN), com o apoio do Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais (CRCMG), realizaram o 14º Encontro de Gestores Públicos, realizado no Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG). Na abertura do evento, no dia 17/9/2018, esteve presente, como representante do CFC, o vice-presidente de Registro do CFC, Marco Aurélio de Almeida.

O evento tem como objetivo apoiar a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios brasileiros na implantação das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público. Além do 14º Encontro de Gestores Públicos, também está sendo realizada, até o dia 21/9/2018, a 28ª Semana Contábil e Fiscal para Estado e Municípios, com temas relacionados à boa governança na área da administração pública, a serem debatidos por gestores e profissionais da contabilidade.

Os trabalhos técnicos do encontro foram abertos pela subsecretária de Contabilidade Pública da STN, Gildenora Batista Milhomem, mediadora do painel “Contabilidade e controle”. O coordenador de Normas de Contabilidade Aplicadas à Federação da Secretaria do Tesouro Nacional, Bruno Ramos Mangualde, falou sobre “A Importância da Matriz de Saldos Contábeis no âmbito do processo de convergência e da consolidação das contas nacionais”. Em seguida, o secretário-geral de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo, Rodrigo Lubiana Zanotti, ministrou a palestra “Utilizando a Matriz de Saldos Contábeis como instrumento de fiscalização e controle”.

Durante a tarde do dia 17/9, foram apresentados os seguintes temas: “Mudanças no cadastro da dívida pública para as transferências voluntárias”; “Legislação sobre convênios e Cauc”; “Evoluções nas transferências voluntárias”; “Portal de custos do governo federal”; “O processo de implementação de custos da Secretaria do Tesouro Nacional”; “O processo de implementação do PIPCP”; “Qualidade das informações divulgadas nos demonstrativos fiscais e responsabilidade fiscal no contexto das relações federativas”.

Compuseram a mesa de honra do 14º Encontro de Gestores Públicos o conselheiro corregedor do TCEMG, José Alves Viana; a subsecretária de Contabilidade Pública da STN, Gildenora Batista Milhomem; o vice-presidente de Registro do CFC, Marco Aurélio de Almeida; o auditor-fiscal e delegado da Receita Federal em Belo Horizonte, Mauro Luz de Oliveira, e o superintendente de Administração do Ministério da Fazenda em Minas Gerais, Acácio Cândido Silveira.

Fonte: TCEMG