Atendimentos em Minas Gerais dos Núcleos de Apoio Fiscal e Contábil representam mais de 62% do total do Brasil

5 de fevereiro de 2021

por Receita Federal

Os Núcleos de Apoio Fiscal e Contábil realizaram 92.446 atendimentos no estado em 2020

A Receita Federal em Minas Gerais, junto às diversas faculdades de Ciências Contábeis que integram a rede NAF,  tem  se  dedicado crescentemente à ampliação  do  atendimento dos núcleos de apoio fiscal e contábil em todo o Estado.  Os objetivos são muitos: trabalhar em parceria com as instituições de ensino, contribuir  para  a  capacitação  dos  estudantes  e  futuros profissionais,  ampliar  o  atendimento  aos  contribuintes de baixa renda, garantir mais capilaridade. Atualmente, estão em funcionamento oitenta NAFs em  Minas,  decorrentes  de acordos de cooperação da Receita Federal com as faculdades que ficam responsáveis pela implantação e gestão dos núcleos com o apoio técnico da Receita.

Os  resultados  em 2020 mostram a dimensão desse trabalho conjunto: Minas é hoje responsável  por mais de 62% de todos os atendimentos feitos no país, seja   na   modalidade   presencial  ou  remota.  Foram  realizados  92.446 atendimentos  no  ano  passado.  Dos  vinte  e  um  NAFs  com  mais  de mil atendimentos  no  ano,  oito são mineiros. Destaque é também o trabalho que tem  sido  feito  no sul de Minas: os 82.492 atendimentos dos NAF da região representam  55% do total dos 148.778 atendimentos no Brasil. No ranking de atendimentos  em  2020  por faculdade, os NAF do sul de Minas ocupam quatro dos cinco primeiros lugares.

Ressaltamos  ainda  que,  neste  período de pandemia, a maioria dos NAF tem atendido de forma virtual contribuintes de todo o Brasil e até do exterior.

Os principais serviços prestados estão relacionados a regularização de CPF, Declaração   de   Imposto   de   Renda   Pessoa   Física,   Declaração   de Microempreendedor  Individual,  Declaração  de  ITR  e  obtenção do auxílio emergencial.  Os NAFs  oferecem, ainda, treinamentos, que também acontecem agora de forma virtual.

Um pouco mais sobre o NAF

Os  núcleos  de  apoio  contábil  e  fiscal visam disponibilizar orientação tributária  e  fiscal  a  pessoas  físicas  de  baixa  renda,  bem  como  a microempresas,   microempreendedores   individuais  e  entidades  sem  fins lucrativos. O atendimento  é  feito  por  estudantes  com  o  suporte  de professores.   Constitui,   assim,   um   importante  elemento  da  prática profissional para os alunos de Ciências Contábeis e Comércio Exterior.

Os   NAFs  promovem  uma  interação  maior  entre  a  Receita  Federal,  as instituições  de ensino superior, os alunos e a sociedade, propiciando, por meio   da   cooperação  mútua,  através  de  um  acordo  de  cooperação,  a qualificação  de futuros profissionais contábeis e de comércio exterior e a prestação de serviços fiscais aos contribuintes com menor poder  aquisitivo, com vistas ao desenvolvimento da cidadania fiscal.