Áreas de fiscalização e de processos do CRCMG recebem inspeção

1 de abril de 2022

Por Asssessoria de Comunicação do CRCMG

Foi realizada hoje, 1º de abril, no Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais (CRCMG), a reunião de encerramento da inspeção feita pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), em cumprimento ao Projeto de Assessoramento e Apoio às Câmaras e ao Setor de Fiscalização do Sistema CFC/CRCs. Os trabalhos ocorreram de 28 de março a 1º de abril de 2022, com o objetivo de promover o acompanhamento, a orientação e o apoio à Câmara e às Gerências de Fiscalização e de Processos de Fiscalização e de Ética e Disciplina do CRCMG, buscando auxiliar na obtenção de resultados operacionais satisfatórios, bem como agregar valor ao gerenciamento da área de fiscalização.

A vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do CFC, Sandra Maria de Carvalho Campos, conduziu a reunião explicando a finalidade dos trabalhos realizados no Conselho e enfatizou que essa inspeção tem um importante papel construtivo e, também, possui uma medida inovadora, que é a realização de uma reunião final, com a equipe da área e membros da inspeção, destacando os principais pontos encontrados.

“Nossa intenção é verificar as conformidades dos procedimentos, mas entendemos que a inspeção pode ser, sim, preventiva, até porque somos todos do mesmo órgão. Assim, quando receberem o relatório assinado, com a análise do ambiente em geral, as boas práticas e os apontamentos encontrados, esse documento não trará surpresas, uma vez que todos já têm ciência do que foi relatado, sendo, assim, capazes de dizer que as medidas necessárias relativas aos apontamentos feitos já estão em andamento ou já foram implantadas.”, enfatizou.

O vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do CRCMG, Mário Lúcio Gonçalves de Moura, destacou a importância desse trabalho realizado pelo CFC, que irá contribuir para a melhoria do Sistema como um todo, e agradeceu a todos da equipe do CFC e do CRCMG envolvidos na inspeção.

A vice-presidente de Controle Interno do CRCMG, Maria da Conceição Barros de Rezende Ladeira, representando a presidente Suely Maria Marques de Oliveira, parabenizou o CFC pela iniciativa e destacou que o Conselho de Minas está sempre atento e aberto às melhorias propostas.

Os trabalhos do CFC tiveram como base a análise dos trabalhos desenvolvidos pela vice-presidência e pelas gerências de Fiscalização e de Processos de Fiscalização e de Ética e Disciplina do CRCMG, no período de janeiro de 2021 a março de 2022, e foram conduzidos pela coordenadora de Fiscalização, Ética e Disciplina do CFC, Franciele Carini, pelos inspetores fiscais do CFC, Jailson Matos da Silva e Ricardo da Silva Carvalho, e pelo técnico em contabilidade do CFC, Wandney de Moura Lima.

Também participaram da reunião o diretor executivo do CRCMG, Rogério Marotta; o diretor adjunto de Gestão Operacional, Júlio César da Silva; o gerente de Processos de Fiscalização e de Ética e Disciplina do CRCMG, Ricardo Tonaco, e o gerente de Fiscalização do CRCMG, Robson Miranda.