Agendamento de serviços do governo devem ser feitos em canais oficiais

15 de julho de 2020

Por Agência Minas

Seplag alerta para importância de uso das plataformas oficiais para proteção de dados

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Para emitir carteira de identidade em uma das Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) do Estado, buscar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), ou, até mesmo, marcar um horário para doar sangue na Fundação Hemominas, entre outros serviços, não é necessário pagar pelo agendamento. Os serviços do governo estadual são agendados gratuitamente no Portal MG (www.mg.gov.br), que é o site oficial do Governo de Minas, ou pelo aplicativo MG App (disponível para os sistemas Android e iOS). 

Nos canais oficiais, o agendamento pode ser feito pelo próprio cidadão e os dados do usuário ficam protegidos, evitando que sejam usados por fraudadores. Clique aqui para consultar os agendamentos disponíveis.

Dados

A diretora Central de Atendimento Presencial da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), Christiane Bolda Lazzarotti, reforça a importância de se utilizar o endereço oficial – www.mg.gov.br/agendamento – e reitera que não há nenhum tipo de cobrança pelo agendamento. O risco de não utilização do canal oficial é a marcação não ser concretizada, levando o cidadão a desembolsar um valor e, ainda, ficar sem o serviço. 

Além disso, ao fornecer dados pessoais a interlocutores, a segurança da informação pode ficar comprometida. “São dados como nome completo, número de identidade, entre outros. No site do Governo de Minas e no MG App, além de ser de graça, o cidadão não corre o risco de ter suas informações violadas”, acrescenta. 

A diretora ressalta que, para reduzir essas práticas, é essencial que o cidadão denuncie quando for lesado com cobranças indevidas ou informações falsas.

Como agendar?

Para realizar o agendamento no Portal MG ou no MG App, o usuário precisa escolher o serviço, a unidade e verificar os horários disponíveis. Os dados solicitados variam de acordo com o serviço escolhido. Em seguida, após a conclusão do registro, o cidadão recebe um e-mail com a confirmação do agendamento e os documentos que deve apresentar na data agendada. É importante que o cidadão informe corretamente os dados de e-mail e telefone, para que seja comunicado sobre qualquer alteração.

No atendimento presencial, em função da pandemia de covid-19, o cidadão deve seguir as recomendações de segurança do Governo de Minas, como o uso de máscaras e o distanciamento recomendado entre pessoas. 

Funcionamento

As 31 UAIs do Estado retomaram o atendimento aos cidadãos, priorizando os serviços mais demandados pela população e seguindo os protocolos de segurança relacionados à covid-19, como uso obrigatório de máscaras, distanciamento e disponibilização de álcool em gel. O atendimento é feito apenas com agendamento prévio, o que permite o controle do fluxo de pessoas e evita aglomerações nas unidades. 

Os serviços oferecidos em cada UAI estão sendo ampliados gradativamente. Entre eles estão emissão de Carteiras de Identidade, entrega de Carteira Nacional de Trânsito (CHN) e Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) devolvidos pelos Correios após três tentativas de entrega ao destinatário, requerimento ao Seguro Desemprego e emissão de passaporte.

As informações sobre os serviços realizados em cada UAI estão disponíveis no site da Seplag, neste link.