10ª Convenção de Contabilidade de Minas Gerais tem início em Uberlândia

17 de junho de 2015

Por Assessoria de Comunicação do CRCMG

Cerca de 750 pessoas, entre profissionais da Contabilidade, estudantes de Ciências Contábeis, autoridades e conselheiros do Sistema CFC/CRCs, participaram, no dia 17/6, da solenidade de abertura da 10º Convenção de Contabilidade de Minas Gerais, no Center Convention, em Uberlândia. O evento, realizado pelo Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais (CRCMG), tem como lema “Contabilidade: Informação, Conhecimento e Habilidade” e acontece até o dia 19/6.

O presidente da Câmara Municipal de Uberlândia, vereador Alexandre Nogueira da Costa, proferiu o primeiro discurso da noite e falou da alegria da cidade em sediar o evento. “Sabemos da responsabilidade de sediar um evento deste porte. Parabéns ao CRCMG e aos profissionais da Contabilidade mineiros e do Brasil. Esses profissionais são verdadeiros defensores da boa tributação. O seu papel é balizado pela eficiência, registrando fatos contábeis e administrativos, para que o cidadão prossiga em seus investimentos. Vocês enobrecem a classe e são motivo de orgulho ao Brasil, que hoje clama pela transparência nas contas públicas.”, falou.

Em seguida, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turístico de Uberlândia, Ronaldo Alves, representando o prefeito da cidade, destacou a importância da escolha da cidade de Uberlândia para sediar o evento, desejando boas-vindas a todos os participantes.

Na sequência, o presidente do CRCMG, Marco Aurélio Cunha de Almeida, ressaltou que, a cada dois anos, o Conselho tem procurado se superar para proporcionar àqueles que buscam novos conhecimentos um evento de grande porte. “E neste ano, em que realizamos a décima edição da Convenção, não foi diferente. De uma maneira inovadora, estamos trazendo o evento para o interior de Minas Gerais. Uberlândia tem uma ótima infraestrutura para sediar eventos desse porte.”, afirmou. Ele ressaltou que, hoje, está sendo exigido que o profissional seja dinâmico e inovador. “Todos nós devemos ter a consciência da nossa responsabilidade quanto à qualidade das informações contábeis geradas. Com esta edição do evento, estamos reafirmando o nosso compromisso em proporcionar aos profissionais oportunidades de aperfeiçoamento.”, acrescentou.

O presidente do CRCMG discorreu sobre o lançamento do aplicativo do Conselho para celulares e frisou a sua importância nos dias de hoje: “Nesse aplicativo, os profissionais da Contabilidade, os empresários e os estudantes terão acesso a diversos serviços on-line. Essa é mais uma forma de o Conselho facilitar a vida do profissional e deixá-lo cada vez mais próximo da entidade.”.

Além disso, o presidente Marco Aurélio parabenizou a cidade de Uberlândia e todo o público presente. “Todos fazem parte desta história, e tenho certeza de que, juntos, também faremos deste momento pelo qual nossa profissão está passando um momento histórico. Tenho certeza de que todos nós nos sentimos acolhidos por Uberlândia, com o sentimento de que fizemos a escolha certa.”, finaliza.

Homenagem

Um dos pontos altos da solenidade foi a entrega da Medalha Mérito Contábil de Minas Gerais à Contadora Maria da Conceição Barros de Rezende, contadora geral do estado de Minas Gerais. A agraciada, após a exibição de um vídeo em sua homenagem, salientou em seu discurso a importância que a Contabilidade tem em sua vida. “Na Contabilidade, encontrei o solo fértil para desenvolver minha vocação.”, afirmou. Ela agradeceu ao CRCMG, aos conselheiros e aos funcionários pela escolha de seu nome, à sua família e a todos os profissionais com os quais trabalhou em sua carreira, salientando, ainda, o papel fundamental de seus pais em sua formação e o  incentivo deles aos estudos. “Agradeço todos por proporcionar um momento mágico de minha vida!”, concluiu.

Palestra Magna

O ex-presidente do Banco Central, Dr. Gustavo Loyola, deu inicio à programação com a palestra magna “Perspectivas da Economia Brasileira”. Ele apresentou sua visão da economia do Brasil, através da análise do cenário internacional e de como ele interfere no país, bem como do cenário nacional, observando não somente a atual situação, mas também as perspectivas para os próximo anos. Gustavo Loyola finalizou com os desafios que o país tem pela frente: “Se bem sucedido, o ajuste pode levar à recuperação moderada da economia em 2016 e adiante, mas é baixa a chance de aceleração do crescimento aos mesmos níveis médios observados entre 2003 e 2010.”.

Compuseram a mesa de honra o presidente do CRCMG, Marco Aurélio Cunha de Almeida; o presidente da Fundação Brasileira de Contabilidade, Juarez Domingues Carneiro; a Contadora Geral do Estado, Maria da Conceição Barros de Rezende; o reitor da UFU, Elmiro Santos Resende; o vice-presidente de Administração e Planejamento do CRCMG, Rogério Marques Noé; a vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCMG, Simone Maria Claudino de Oliveira; o presidente da Câmara Municipal de Uberlândia, Alexandre Nogueira da Costa; o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turístico de Uberlândia, Ronaldo Alves; e o presidente da Academia Mineira de Ciências Contábeis e detentor da Medalha Mérito Contábil de Minas Gerais, Paulo Cezar Consentino dos Santos.