Conselheiros e delegados representantes do CRCMG participam de seminário

11 de março de 2024

Por Comunicação CRCMG

O Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais (CRCMG) realizou, no dia 7 de março, o Seminário de Conselheiros e Delegados Representantes, que teve como objetivo fortalecer o conhecimento e as habilidades técnicas dos participantes.

As atividades foram iniciadas pela presidente do CRCMG, Suely Maria Marques de Oliveira, que realizou a abertura do evento destacando a importância do encontro e a relevância das palestras e informações que seriam repassadas a todos. De acordo com a presidente, o encontro é uma oportunidade para que conselheiros e delegados representantes fortaleçam os laços que os unem como parte integrante do Conselho. “Nossa responsabilidade é imensa, pois somos guardiões da ética e do profissionalismo em nossa área. Julgamos processos que abrangem desde questões éticas e disciplinares até processos de registro e outros assuntos, como prestação de contas e plano de trabalho, aprovados pelo Plenário. Sem falar nas diretrizes que definimos para a realização de eventos em Minas Gerais, que tanto contribuem para a formação e o futuro da profissão. É uma missão que requer comprometimento, imparcialidade e dedicação. Juntos, somos capazes de promover mudanças significativas, influenciar políticas e direcionar o Conselho e a profissão contábil para um futuro cada vez mais promissor. Agradeço a todos por compartilharem comigo mais essa responsabilidade e pelo comprometimento e dedicação ao CRCMG.”, disse Suely.

Em seguida, aconteceu a palestra “O modelo de fiscalização preventiva e efetiva do CRCMG”, com o vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do CRCMG, Mário Lúcio Gonçalves de Moura, que falou sobre a importância dos integrantes da Câmara de Fiscalização, Ética e Disciplina, o papel que eles exercem, o funcionamento da fiscalização junto aos profissionais e escritórios e o andamento dos processos que chegam ao CRCMG. “Temos atuado de forma firme para garantir à sociedade que os trabalhos desenvolvidos pelos profissionais da contabilidade sejam realizados com ética, boa técnica e nos termos da legislação. A fiscalização é benéfica para todo mundo: para o profissional, para a sociedade e para o mercado.”, explicou Mário Lúcio.

Para falar sobre o tema “Transparência e eficiência: o modelo de governança do CRCMG como impulsionador de resultados”, a presidente Suely Marques retornou e explicou o que é governança, quais legislações são aplicáveis à governança pública e as práticas de governança no CRCMG. “A governança é algo primordial para esta autarquia. No portal do Conselho, estão disponíveis todas as informações relacionadas à transparência pública, como as demonstrações contábeis e a prestação de contas. Tudo é feito de forma clara para que os profissionais não tenham dúvida quanto à aplicação do dinheiro público.”, enfatizou.

 Em seguida, a presidente do Conselho também apresentou as principais ações e meios de comunicação da entidade, como o aplicativo, o jornal, o informativo eletrônico, a Revista Mineira de Contabilidade, o portal de notícias e posts e campanhas publicados nas redes sociais. Ela ainda destacou a importância de todos replicarem os posts e informações, para que tenham maior alcance e para que mais profissionais acompanhem o CRCMG em todos os meios de comunicação disponíveis.

Já o tema “CRCMG Voluntário e destinação do IR” foi apresentado pelo conselheiro e membro da Comissão CRCMG Voluntário, Edenilson Durães de Oliveira, que abordou os subprogramas do CFC Voluntário, aplicados a todos os Conselhos Regionais. Ele enfatizou a importância de os profissionais divulgarem as ações que são realizadas no estado, registrando-as no site https://voluntariadocontabil.cfc.org.br/.

Edenilson Durães também apresentou os dados das destinações realizadas em 2023, que foram muito abaixo do esperado, e abordou os principais aspectos para realizar a destinação de recursos ao Fundo da Infância e Adolescência (FIA) e ao Fundo da Pessoa Idosa, enfatizando que a destinação é um exercício de cidadania, sendo preciso criar e desenvolver uma cultura de destinação.

Na sequência, o vice-presidente de Registro do CRCMG, Renildo Dias de Oliveira, abordou o “Incentivo ao registro profissional”, apresentando a importância e a obrigatoriedade do registro. Também falou sobre o desconto de 75% na anuidade de 2024 para o primeiro registro profissional e os normativos vigentes, além de ressaltar as características e diferenças do Conselho e sindicatos.

Renildo Dias abordou, também, o Exame de Suficiência, explicando sua importância e as ações específicas que o Conselho tem realizado junto aos aprovados que ainda não se registraram. Além disso, destacou as certidões que podem ser emitidas, os serviços disponíveis no portal do CRCMG e no chatbot e os canais de comunicação com a Gerência de Registro, assim como ressaltou a solenidade de entrega de carteira de identidade profissional, a campanha do registro nas redes sociais e as matérias publicadas no jornal CRC News e no informativo eletrônico semanal do Conselho.

Dando continuidade ao seminário, a palestra “Relacionamento Institucional do CRCMG como fator de sucesso” foi realizada pela vice-presidente de Relacionamento Institucional do CRCMG, Adelaide Maria da Cruz. Ela salientou a criação da Câmara de Relacionamento Institucional, apresentou os Grupos de Estudos Técnicos e comissões do Conselho e demonstrou como eles possuem representantes das diversas regiões do estado. Falou também sobre os termos de cooperação técnica existentes entre o Conselho e diversas entidades e enfatizou as competências da referida Câmara, estabelecidas pelo Regimento Interno do Conselho.

Na sequência, o vice-presidente de Controle Interno, Marcos de Sá Goulart, ministrou a palestra “Boas práticas em Controle Interno: como o CRCMG promove o equilíbrio das contas e a transparência”. Ele apresentou o orçamento de 2024, o plano de trabalho do Conselho e sua importância e as instâncias de controle e monitoramento das contas do CRCMG. Falou ainda sobre o Portal da Transparência e as informações que estão disponíveis à sociedade e apresentou os tópicos do Relato Integrado.

A vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCMG, Andrezza Célia Moreira, falou sobre “Excelência contínua: o modelo de educação profissional do CRCMG como diferencial”. Ela abordou os cursos nas modalidades online e de Ensino a Distância (EAD), eventos e seminários que estão previstos para este ano, o Programa de Educação Profissional Continuada (PEPC) e quem está obrigado a cumpri-lo, assim como os resultados obtidos em 2023.

Após cada uma das palestras, os participantes puderam apresentar dúvidas e trocar experiências.

Finalizando o seminário, foi realizada a palestra “Mente produtiva para empreender”, com Daniel Hosken, Mestre em neurociências e em neuroengenharia, engenheiro de controle e automação, consultor de empresas, pesquisador e empreendedor, com expertise em transformação da cultura organizacional e qualidade dos relacionamentos no trabalho.

O palestrante contextualizou o mundo e a realidade atual, ressaltando as mudanças que ocorreram ao longo do tempo na sociedade, como a revolução cognitiva, agrícola, científica, industrial e digital e inteligência artificial, destacando a velocidade e intensidade das mudanças, que não podem ser totalmente acompanhadas pelo cérebro humano. “A gente sente o mundo através do nosso cérebro, do nosso corpo, da nossa relação com a sociedade, com o trabalho, com a vida. Somos seres dotados da capacidade de racionalizar e o nosso corpo sente a maneira com a qual a gente interage com o mundo. Nosso corpo não consegue fazer tudo o tempo todo e fazer melhor é fazer com qualidade. É impossível acompanhar, mas não podemos ficar parados.”, lembrou.

Daniel discutiu os desafios de desenvolver uma mente produtiva e um modelo mental para melhorar qualidade das ações, equilibrando vida pessoal e profissional. Segundo ele, a forma como as pessoas administram sono, atividade física, alimentação, ambiente e relações sociais podem ser essenciais para encontrar o melhor potencial do corpo. Por meio de analogias, falou sobre as questões que são mais relevantes ou prioridade para cada um e conceituou que prioridade é tudo aquilo que você faz no seu dia e que a tomada de decisão exige escolha e a responsabilização por tudo o que não é escolhido. “Existem possibilidades, e o desafio é o cérebro evoluir e mudar o ‘modo padrão’. Para isso, é necessário energia, mas temos capacidade de adaptação. Assim, precisamos entender as prioridades, o que você está disposto a desenvolver. Tudo se trata de uma escolha: preciso me responsabilizar para permanecer ou me adaptar.”, afirmou.

A presidente do CRCMG realizou o encerramento do evento, destacando a importância dos temas abordados e como eles mostraram a responsabilidade das atribuições como conselheiros e delegados do Conselho.