Pesquisadores da UFPB são os vencedores da 10ª edição do Prêmio Olivio Koliver

11 de dezembro de 2023

Por Comunicação CFC

São do Nordeste brasileiro, mais precisamente da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) os vencedores da 10ª edição do Prêmio Olivio Koliver. Com o artigo “Rent Seeking e o processo de distribuição de limite orçamentário às universidades públicas federais”, os autores Thales Spinelli Maximo Lins e Dimas Barrêto de Queiroz da UFPB ficaram em primeiro lugar. Os troféus foram entregues durante a última reunião Plenária de 2023, na quinta-feira (7), pelo presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Aécio Dantas Júnior, e pelo integrante do Conselho Editorial da Revista Brasileira de Contabilidade (RBC), professor Dr. Wenner Gláucio Lopes Lucena.

“Estamos felizes em receber esse prêmio. É uma honra para o Programa de Contabilidade para UFPB. Esse prêmio valoriza a ciência, a pesquisa e as novas descobertas na área contábil”, disse entusiasmado o vencedor, Thales Spinelli.

O artigo foi publicado na edição n.º 258 referente a novembro/dezembro de 2022. “Ao receber este prêmio, a gente gostaria de reconhecer e valorizar o espaço concedido pela RBC, porque ela foi um espaço para a academia dar um retorno para a sociedade”, completou o autor Dimas Barrêto.

Instituído em 2013 pelo CFC, o prêmio Olivio Koliver é concedido ao melhor artigo publicado na RBC durante o ano corrente. A escolha é feita por uma banca examinadora, constituída por uma portaria do CFC, a partir de uma pré-seleção feita pelos membros do Conselho Editorial da RBC. Dos 36 artigos publicados durante um ano, o Conselho Editorial seleciona os seis melhores, que são, posteriormente, submetidos aos critérios de uma banca examinadora estabelecida por portaria para a definição do artigo classificado em primeiro lugar.

“Temos essa recompensa maravilhosa de ver gente nova, que está começando agora, ser premiada. Obrigado ao CFC por reconhecer a importância desse trabalho, que liga a academia ao mercado de trabalho”, enfatizou a coordenadora do Conselho Editorial da RBC, professora Dra. Jacqueline Veneroso Alves da Cunha.

O presidente do CFC, Aécio Dantas Júnior, parabenizou os autores premiados e agradeceu à professora Jacqueline e sua equipe por incentivarem, por meio da RBC, a produção científica na área da contabilidade.

“Precisamos reconhecer o brilhante trabalho da professora Jacqueline, essa dedicação árdua dela e de sua equipe. A cada edição do prêmio, ficamos felizes ao ver que esse processo de escolha se torna mais criterioso”, enalteceu.