CFC Voluntário: Conselho esclarece dúvidas sobre doação do IRPJ

22 de dezembro de 2022

Por Comunicação CFC

Os conselheiros do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) que fazem parte do programa CFC Voluntário desenvolveram um FAQ – perguntas e respostas – voltado para a solidariedade. O conteúdo ensina empresas a destinarem parte do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) aos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente e aos Fundos do Idoso. A inciativa faz parte de um projeto do CFC, realizado por meio da Vice-Presidência de Política Institucional, que tem o objetivo ampliar essas doações e, ainda, ajudar a regularizar cadastros de fundos que apresentam inconsistências e não conseguem receber essas verbas repassadas pelos contribuintes.

O FAQ – perguntas e respostas sobre IRPJ apresenta linguagem simples e pode ser lido em poucos minutos. O material serve para a consulta das empresas e também dos profissionais da contabilidade, que são os grandes agentes nesse processo ao orientarem os seus clientes quanto ao repasse desses valores.

O guia apresenta temas, como os prazos para se realizarem as doações; quem pode participar; como as empresas podem fazer a destinação de parte de seu IRPJ; e o que as empresas e a sociedade ganham com essa iniciativa, entre outros assuntos.

Veja, a seguir, o conteúdo e saiba como ajudar crianças, adolescentes e idosos de todo o país.

Para baixar o documento, clique aqui.