Internacional: Ifac lança publicação para apoiar as pequenas e médias empresas na adoção de normas de Gestão de Qualidade do IAASB

9 de novembro de 2022

Por Comunicação CFC

International Federation of Accountants (Ifac, na sigla em inglês) lançou, no fim de outubro, a primeira parte da série de publicações que visa auxiliar as empresas de pequeno e médio porte a implementar as novas normas de gestão de qualidade do International Auditing and Assurance Standards Board (IAASB, na sigla em inglês). O conjunto de normas de gestão de qualidade do IAASB foi emitido em dezembro de 2020 e passará a vigorar em 15 de dezembro de 2022. No Brasil, esse conjunto foi emitido em dezembro de 2021, por meio da NBC PA 01 – Gestão de Qualidade para Firmas (Pessoas Jurídicas e Físicas) de Auditores Independentes Revisão de Qualidade do Trabalho; da NBC PA 02 – Revisão de Qualidade do Trabalho; e da NBC TA 220 (R3) – Gestão de Qualidade da Auditoria de Demonstrações Contábeis.

A série será constituída de três partes; a primeira é voltada à preparação dessas empresas para a adoção dessas normas. Para isso, a parte inicial da publicação aborda a mudança de mentalidade que as novas normas exigem e a mudança de foco do controle de qualidade para a gestão da qualidade. Também inclui o desenvolvimento de um plano de implementação do projeto, uma introdução aos objetivos de qualidade, o processo de avaliação de risco, e a atribuição de funções e responsabilidades.

A segunda parte se concentrará no desenvolvimento de um plano de implementação detalhado, e a terceira abordará o monitoramento e a remediação. A primeira parte se junta à coleção de materiais da Ifac que apoiam a implementação da gestão da qualidade, incluindo webinars, artigos e vídeos, bem como os guias de implementação inicial do IAASB, todos disponíveis no link: ifac.org/qualitymanagement.

A Ifac reconhece e agradece o feedback dos representantes do seu Grupo Consultivo de Pequenas e Médias Práticas e do Fórum de Firmas no desenvolvimento da série.

Mais informações podem ser obtidas no site da Ifac ou aqui.

Fonte: site da Ifac.