Envie seus comentários sobre a nova abordagem proposta pelo IASB para o desenvolvimento de requisitos de divulgação nas IFRS e novos requisitos de divulgação para as normas sobre IFRS 13 e IAS 19

17 de novembro de 2021

por Comunicação Ibracon

O International Accounting Standards Board (IASB) está buscando feedback sobre uma nova abordagem proposta para o desenvolvimento de requisitos de divulgação nas IFRS e novos requisitos de divulgação para as normas sobre IFRS 13 – Mensuração do valor justo e IAS 19 – Benefícios a empregados. Essas propostas permitiriam às empresas aprimorar seu julgamento e reduzir as informações irrelevantes, provendo aos investidores informações mais úteis para sua análise e tomada de decisão.

Como parte do processo de avaliação dos possíveis efeitos das revisões das normas no Brasil, o Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) convida os principais stakeholders do mercado a comentar o projeto do IASB e a refletir sobre as questões colocadas, de modo a auxiliar o Comitê na elaboração de carta comentário em resposta, incluindo as visões do CPC e dos participantes do mercado no Brasil.

O Ibracon – Instituto dos Auditores Independentes do Brasil, entidade membro do CPC, entendendo a relevância do tema, recomenda fortemente que seus associados participem preenchendo o questionário

Para participar, clique aqui. O prazo para envio de respostas se encerra em 27/11/2021.

Visando o cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), informamos que o formulário é anônimo e os resultados serão tratados apenas para os fins apresentados anteriormente.

Em caso de dúvidas, por favor, nos contate pelo e-mail: tecnica@ibracon.com.br

Sobre o projeto do IASB

Esse projeto surge da visão do IASB de que as notas explicativas tipicamente incluem pouca informação relevante e informação divulgada de forma ineficaz, o que é, em parte, causado pela forma na qual a elaboração de demonstrações contábeis têm sido vistas como um exercício de compliance sujeito à aplicação de um checklist, ao invés de ser vista como uma comunicação efetiva com os usuários dessas demonstrações contábeis.

Dessa forma, essa nova abordagem busca (i) aumentar o envolvimento dos investidores para garantir que o IASB tenha um entendimento profundo das suas necessidades de informação e explique claramente essas necessidades nas normas IFRS; (ii) dar maior destaque aos objetivos de divulgações, exigindo que as empresas apliquem julgamentos e forneçam informações para atender às necessidades descritas dos investidores; e (iii) minimizar os requisitos de divulgação de itens específicos de informações e, em vez disso, ajudar as entidades a se concentrar apenas na divulgação de informações materiais.