IFAC convoca suas organizações membros a apoiarem o novo Conselho Internacional de Normas de Sustentabilidade (ISSB)

4 de novembro de 2021

por Comunicação IFAC

A International Federation of Accountants (IFAC), que compreende 180 membros e organizações associadas e representa mais de três milhões de profissionais da Contabilidade em todo o mundo, dá as boas-vindas ao estabelecimento do International Sustainability Standards Board (ISSB), trabalhando em estreita cooperação com o International Accounting Standards Board (IASB), sob a estrutura de governança e liderança da Fundação IFRS.

A IFAC parabeniza os curadores da IFRS Foundation por agirem com velocidade sem precedentes para atender às necessidades dos investidores, fornecer uma visão holística do valor da empresa e lidar com a crise climática. Estas e outras questões de sustentabilidade têm alcance global e o ISSB entregará uma solução igualmente abrangente para divulgação de indicadores de sustentabilidade. A visão multijurisdicional do ISSB reflete esta realidade e pode facilitar a implementação das normas do ISSB.

A IFAC também aceita o compromisso de combinar o Climate Disclosure Standards Board (CDSB) e a Value Reporting Foundation (VRF) com a IFRS Foundation, fornecendo a consolidação necessária e contribuindo com suporte e recursos para o sucesso do novo ISSB. Isso posiciona o ISSB para construir um trabalho de alta qualidade alicerçado nas iniciativas relacionadas à sustentabilidade já existentes, em harmonia com o cenário de definição de normas e entregando uma baseline global convergente, com informações de sustentabilidade consistentes e conectadas a relatórios financeiros por meio de conceitos fundamentais e princípios orientadores de relatórios integrados.

“Agora é a hora de os formuladores de políticas em todo o mundo se concentrarem em como capitalizar sobre o trabalho futuro do ISSB”, disse o CEO da IFAC, Kevin Dancey. “Tal como acontece com o sucesso das Normas IFRS para relatórios financeiros, o apoio da IOSCO é fundamental. As jurisdições em todo o mundo precisam dar o próximo passo, ou seja: decidir usar, implementar e aplicar as Normas de Sustentabilidade, que fornecerão a linha de base global para relatórios relacionados à sustentabilidade necessários para investidores e mercados de capitais.”

Essa abordagem permite que os padrões globais definidos pelo ISSB sejam compatíveis com quaisquer divulgações com foco em múltiplos stakeholders que quaisquer jurisdições possam exigir e resultem em informações relacionadas à sustentabilidade consistentes, comparáveis e passíveis de asseguração, aprimorando os relatórios corporativos.

A IFAC convoca suas organizações membros a apoiarem essa iniciativa e a se engajarem desde já, localmente, para ajudar a transformar novos padrões globais em requisitos de relatórios locais.