IFRS Foundation anuncia criação do International Sustainability Standards Board na COP26

3 de novembro de 2021

por Comunicação IFRS Foundation 

Os curadores da IFRS Foundation anunciaram, no dia 3 de novembro, na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2021(COP26), em Glasgow, três iniciativas significativas para fornecer aos mercados financeiros globais divulgações de alta qualidade sobre o clima e outras questões de sustentabilidade.

Primeiramente, foi anunciado o estabelecimento do International Sustainability Standards Board (ISSB), que tem o objetivo de desenvolver, com foco no interesse público, uma linha de base global abrangente de normas de divulgação de sustentabilidade de alta qualidade (IFRS Sustainability Disclosure Standards), para suprir as necessidades de informação dos investidores.

Em segundo lugar, foi anunciado o compromisso das principais organizações envolvidas com a divulgação de informações relacionadas à sustentabilidade contribuir para o estabelecimento do novo Conselho. A IFRS Foundation completará a consolidação do Climate Disclosure Standards Board (CDSB) e da Value Reporting Foundation (VRF), até junho de 2022.

E, em terceiro lugar, foi publicado o protótipo climático e os requisitos gerais de divulgação desenvolvidos pelo Grupo de Trabalho de Preparação Técnica (TRWG), um time formado pelos Trustees da IFRS Foundation para realizar o trabalho preparatório para o ISSB. Esses protótipos são o resultado de seis meses de trabalho conjunto de representantes do CDSB, do International Accounting Standards Board (IASB), da Força-Tarefa do Conselho de Estabilidade Financeira sobre Divulgações Financeiras Relacionadas ao Clima (TCFD), da VRF e do Fórum Econômico Mundial, apoiado pela Organização Internacional das Comissões de Valores (IOSCO) e seu grupo de especialistas técnicos, que é formado por reguladores de valores mobiliários. O TRWG consolidou os principais aspectos do conteúdo dessas organizações em um conjunto aprimorado e unificado de recomendações para submeter à consideração do ISSB.

A conexão entre os padrões criados pelo ISSB e o IASB será fundamental para fornecer aos investidores um pacote abrangente de informações para atender às suas necessidades de informação em evolução, portanto, os dois Conselhos vão atuar de forma bastante próxima.

“Estes são tempos emocionantes para a IFRS Foundation, que foi criada há 20 anos para atender ao interesse público por meio do estabelecimento de normas contábeis de alta qualidade. Gostaria de aproveitar esta oportunidade para agradecer aos stakeholders por sua valiosa contribuição neste processo, pelo diálogo robusto e pela participação em nossas consultas. Esperamos continuar a contar com o seu envolvimento nos futuros trabalhos do ISSB”, declarou Erkki Liikanen, presidente do Conselho Curador da IFRS Foundation.

Mais detalhes e vários materiais complementares estão disponíveis no site: www.ifrs.org/sustainability.