Guia de implementação para ISQM 1 – atualizado e reemitido

7 de outubro de 2021

por Comunicação Ibracon

O International Auditing and Assurance Standards Board (IAASB) publicou na última terça-feira, 28, uma nova versão atualizada do Guia de Implementação referente a Norma Internacional de Gestão da Qualidade (ISQM) 1, Gestão da Qualidade para Empresas que realizam Auditorias ou, Trabalhos de revisão das demonstrações contábeis, assim como outros trabalhos de asseguração e serviços correlatos, emitido anteriormente em 14 de junho de 2021.

A atualização foi feita em resposta às perguntas que o IAASB recebeu na tabela ilustrativa na página 89 do guia original ilustrando alguns cenários relacionados com a avaliação do sistema de Gestão da Qualidade da empresa e possíveis conclusões relacionadas de acordo com o parágrafo 54 do ISQM 1. A tabela pretendia ilustrar como a combinação de vários fatores descritos na tabela poderiam afetar a conclusão. Não pretendeu ser definitivo sobre as conclusões alcançadas em cada circunstância.

Com base em uma série de perguntas de várias fontes sobre como interpretar a tabela, as seguintes revisões foram feitas para fornecer mais contextos e esclarecimentos ao avaliar o sistema de Gestão da Qualidade:

– A seção “Como a avaliação é realizada, incluindo as informações consideradas” (páginas 89–92) foi revisada.

– Alterações de conformidade foram feitas na seção “Avalie as ações corretivas e, se necessário, tome outras medidas” (página 79).

conjunto de normas de Gestão da Qualidade entrará em vigor em 15 de dezembro de 2022. Este guia, e o guia de implementação pela primeira vez para ISQM 2, não alteram ou substituem as Normas Internacionais de Gestão de Qualidade, cujos textos sozinhos são oficiais. A leitura das publicações não substitui a leitura das ISQMs. O IAASB encoraja todos os profissionais a se planejarem com antecedência para uma implementação apropriada, dado o impacto potencial das mudanças nos sistemas de Gestão da Qualidade das empresas.

Fonte: Comunicação IAASB