Profissional da contabilidade terá sala de atendimento virtual especial na Receita

20 de setembro de 2021

Por Assessoria de Comunicação do CRCMG

CRCMG solicita à Receita atendimento diferenciado ao profissional da contabilidade e viabiliza a realização periódica da sala de atendimento virtual agendada exclusiva para a classe

O Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais (CRCMG), por meio de sua equipe e de sua presidente, contadora Rosa Maria Abreu Barros, obteve uma importante conquista para os profissionais da contabilidade: a criação de uma sala de atendimento virtual agendada, direcionada às demandas da classe contábil.

Dando continuidade ao Plano de Reinvindicação de Atendimento Diferenciado para os profissionais da contabilidade, cujo objetivo é reivindicar um atendimento especial ou um canal exclusivo para todos os profissionais da contabilidade tanto da capital quanto do interior, a presidente do CRCMG, Rosa Maria Abreu Barros, participou, no dia 17 de setembro, de reunião com a chefe da Divisão de Interação com o Cidadão da 6ª Região Fiscal da Receita Federal do Brasil (RFB), Áurea Nazaré de Mendonça, e com o Delegado da Receita Federal em Belo Horizonte, Flávio Antônio Souza Abreu.

Na oportunidade, foram abordados, pelo CRCMG, alguns problemas enfrentados pela classe contábil no âmbito da Receita Federal, tais como os cases listados pela vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCMG, Suely Maria Marques de Oliveira, os quais demandariam uma aproximação maior com a Receita e um atendimento especial assertivo, para que pudessem ser solucionados.

Os representantes da Receita Federal apresentaram algumas alternativas possíveis, considerando a realidade do órgão, para criar um canal de atendimento diferenciado para o profissional da contabilidade, as quais foram avaliadas pela presidente do CRCMG. Após discussão, ficou acordado que os profissionais da contabilidade contarão com a disponibilização de salas de atendimento virtual especial, previamente agendadas, para atender às principais demandas da classe sobre vários temas.

Dessa forma, inicialmente, o CRCMG abrirá um canal para que os profissionais da contabilidade manifestem quais são as principais dúvidas em relação aos canais de atendimento da Receita. Com base nesses apontamentos, haverá a sala de atendimento virtual agendada, sendo que a primeira será realizada no mês de outubro, na qual serão esclarecidas, pelos profissionais da Receita, as soluções ou respostas pertinentes.

Segundo a presidente do CRCMG, esse foi um importante passo para estreitar ainda mais a relação entre as entidades e oferecer ao profissional da contabilidade respostas para as questões mais recorrentes. “Saímos dessa reunião com data agendada para o recebimento de sugestões e a realização da primeira sala de atendimento virtual para a classe contábil. Será um projeto piloto que poderá ser ampliado e enfatizado conforme o surgimento das demandas.”, explicou Rosa Barros.

Em breve, o CRCMG divulgará a data e a forma de envio para que os profissionais da contabilidade informem quais são as principais dúvidas em relação aos canais de atendimento da Receita.

Também participaram da reunião a vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCMG, Suely Maria Marques de Oliveira; a vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do CRCMG, Andrezza Célia Moreira, e o analista tributário da RFB, Marco Henrique Soares de Menezes.