IASB propõe requisitos de divulgação reduzidos para subsidiárias

28 de julho de 2021

Por Comunicação Ibracon

O International Accounting Standards Board (IASB) propôs ontem, 26, uma nova norma IFRS que permitiria às subsidiárias elegíveis aplicarem as normas IFRS com um conjunto reduzido de requisitos de divulgação.

As propostas respondem ao feedback das partes interessadas e são projetadas para facilitar os relatórios financeiros para subsidiárias elegíveis, ao mesmo tempo que atendem às necessidades dos usuários de suas demonstrações financeiras.

A norma proposta estaria disponível para subsidiárias sem responsabilidade pública – empresas que não são instituições financeiras ou listadas em bolsa de valores – cuja “empresa-mãe” prepara demonstrações financeiras consolidadas aplicando as normas IFRS.

Essas subsidiárias reportam-se à sua controladora para fins de consolidação aplicando as normas IFRS. A escolha de aplicar a Norma proposta permitiria que elas também usassem as Normas IFRS ao preparar suas próprias demonstrações financeiras, mas com divulgações reduzidas.

As propostas economizariam tempo e dinheiro às subsidiárias:

– eliminando a necessidade de manter um conjunto adicional de registros contábeis para fins de relatório – se a subsidiária atualmente não aplica as normas IFRS em suas próprias demonstrações financeiras e reduzindo as divulgações necessárias para cumprir as normas IFRS.

O Conselho adaptou os requisitos de divulgação para atender às necessidades dos usuários das demonstrações financeiras de subsidiárias sem responsabilidade pública.

Sue Lloyd, vice-presidente do Conselho, disse: “A norma proposta visa fornecer uma solução que simplifique os relatórios e seja econômica para as subsidiárias, ao mesmo tempo que atende às necessidades de informação dos usuários de suas demonstrações financeiras.”

Exposure Draft Subsidiaries without Public Accountability: Disclosures está aberto para comentários até 31 de janeiro de 2022.

Para enviar seus comentários, clique aqui.