IFAC apoia a visão da IOSCO para uma linha de base global de normas de sustentabilidade voltadas ao investidor

29 de junho de 2021

Por Comunicação Ibracon com informações IFAC

International Organization of Securities Commissions (IOSCO)

A International Federation of Accountants (IFAC), que representa mais de 3 milhões de contadores profissionais em todo o mundo, dá as boas-vindas ao novo relatório da International Organization of Securities Commissions (IOSCO), no qual detalha sua visão e expectativas para o trabalho da Fundação IFRS em direção a uma linha de base global de normas de sustentabilidade com foco no investidor.

A IFAC há muito defende que a Fundação IFRS estabeleça um International Sustainability Standards Board (ISSB) com foco na criação de valor empresarial e com base em uma abordagem por blocos prioritários. O forte apoio de autoridades públicas como a IOSCO é fundamental para o sucesso da iniciativa da Fundação IFRS. A IOSCO forneceu este importante apoio com sua recente publicação e trabalho relacionado no âmbito da Força-Tarefa de Finanças Sustentáveis.

A IFAC concorda especificamente com a análise da IOSCO de que os investidores não estão atualmente obtendo as informações de que precisam das divulgações de sustentabilidade; que a Fundação IFRS deve estabelecer um ISSB ao lado do IASB; que o ISSB precisará se basear no trabalho existente; e que precisamos criar um sistema global flexível baseado em uma abordagem por blocos. A IFAC continuará a apoiar a IOSCO e a Fundação IFRS à medida que progridem no ISSB. Enquanto o ímpeto continua para harmonizar as normas globais de relatórios relacionados à sustentabilidade, a IFAC também iniciou um fluxo de trabalho focado na aseguração global relacionada às informações de sustentabilidade e busca se envolver fortemente com a IOSCO em quaisquer questões relacionadas à proteção do investidor.

O CEO da IFAC, Kevin Dancey, disse: “A IOSCO apresenta uma visão clara para o caminho a seguir em relatórios relacionados à sustentabilidade – uma visão com a qual a IFAC concorda plenamente. Um sistema global de relatórios relacionados à sustentabilidade atenderá às necessidades de informações de investidores e stakeholders de forma mais ampla. A IFAC incentiva a IOSCO a continuar a se envolver ativamente com a Fundação IFRS para que o impulso sem precedentes e necessário para estabelecer um ISSB possa ser mantido".

Para acessar o novo Relatório da IOSCO, clique aqui.