IASB prorroga para 30/7 o envio de comentários para o documento sobre Ativos e Passivos Regulatórios

5 de abril de 2021

por Comunicação Ibracon

O International Accounting Standards Board (IASB) publicou na última sexta-feira, 26, a prorrogação para 30/7 do envio de comentários ao Exposure Draft (ED) sobre Ativos e Passivos Regulatórios.

O ED trata da proposta de uma nova norma que permita melhorar a informação prestada aos investidores sobre o desempenho das entidades sujeitas a regulamentação de tarifas, comum em setores como: energia, água, gás e transporte.

A regulamentação de tarifas determina o valor e o período que uma empresa pode cobrar de seus clientes por bens ou serviços. Em alguns casos, o período em que uma empresa fornece bens ou serviços difere do período em que ela pode cobrar dos clientes por isso e, portanto, difere do período em que a empresa relata a receita em sua demonstração do resultado.

Atualmente, as normas IFRS não exigem que as empresas forneçam aos investidores informações sobre essas diferenças de tempo.

Já a norma proposta pelo IASB, que substituiria a IFRS 14 – Contas Regulatórias Diferidas, introduziria uma exigência para que as empresas forneçam aos investidores tais informações, relatando ativos e passivos regulatórios em seus balanços patrimoniais, e receitas regulatórias e despesas regulatórias relacionadas em suas demonstrações de resultados.

Clique aqui e acesse o Exposure Draft para mais informações.

O prazo para comentários, que inicialmente se encerraria em 30/6, foi estendido para 30/7. Clique aqui e envie os seus comentários.

Fonte: Comunicação IASB