CRCMG envia ofício à PBH solicitando solução na indisponibilidade do sistema de emissão de notas fiscais de serviços

9 de dezembro de 2020

por Assessoria de Comunicação do CRCMG

O Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais (CRCMG) tem recebido manifestações relatando lentidão e indisponibilidade do sistema de emissão de notas fiscais de serviços, no site da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), especialmente nos dias que antecedem o final de cada mês. De acordo com os relatos, essa lentidão e indisponibilidade passou a dificultar o cumprimento das atividades pelo profissional da contabilidade. Para minimizar os impactos negativos dessa situação, o CRCMG enviou um oficio à PBH solicitando a solução de tais problemas.

Em resposta a esse ofício, a PBH informou que o ambiente de emissão da Nota Fiscal de Serviços eletrônica (NFS-e) passou a apresentar alguma instabilidade, sobretudo, no início e final de mês, em virtude do grande volume de documentos gerados e demandas apresentadas. Além disso, devido aos recentes ataques de hackers aos sistemas públicos de processamento de dados, houve a necessidade de aumentar as regras de segurança disponíveis nos sistemas, principalmente nos que envolvem informações de caráter sigiloso, o que é o caso do sistema de emissão da NFS-e. Essas intervenções de segurança, que são indispensáveis para garantir o sigilo fiscal e a segurança de todos, também contribuíram para aumentar a instabilidade percebida.

De acordo com a PBH, para solucionar o problema, as equipes de Tecnologia da Informação da Secretaria Municipal da Fazenda (SMFA) e da Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte (Prodabel) vêm trabalhando intensamente para a cessação definitiva dessa instabilidade. Além dessas ações, foi necessária a troca do Servidor Master do Banco de Dados, o que pode ser notado prontamente através da melhora no desempenho de processamento das filas de lotes de emissão assíncrona, bem como através da melhora no tempo demandado para a emissão de NFS-e online. Outras ações estão previstas para serem concretizadas nos próximos dias visando o constante desenvolvimento desse ambiente.