Canais de atendimento da Receita Federal

5 de novembro de 2020

por Assessoria de Comunicação do CRCMG

A Receita Federal coloca à disposição dos contribuintes diversos canais de atendimento, que garantem comodidade e preservação do sigilo fiscal na obtenção de serviços.

 

O atendimento virtual é realizado por:

– Portal de atendimento virtual (e-CAC): autoatendimento que permite ao interessado consultar ou realizar os principais procedimentos fiscais de forma online, assim como protocolizar vários tipos de processos e juntar documentos sem precisar comparecer à Receita Federal. Acessível apenas por meio da senha gov.br, do Código de Acesso ou Certificado Digital: http://receita.economia.gov.br/interface/atendimento-virtual/atendimento-virtual .

– Chat – RFB: visa atender contribuintes autenticados no Portal e-CAC via certificado digital ou código de acesso. O horário de atendimento é das 7h às 19h, em dias úteis: http://receita.economia.gov.br/contato/chat .

– Aplicativos (app) para dispositivos móveis, diretamente no tablet ou smartphone.

– Fale Conosco, para esclarecimento de dúvidas: fornece orientações para 29 agrupamentos de serviços (separados por assunto). Acessível para todas as pessoas, sendo necessário somente preencher um pequeno formulário: http://receita.economia.gov.br/contato/fale-conosco .

– Ouvidoria: recebe reclamações, sugestões, elogios, solicitações de providências e denúncias. Quando o usuário não se sentir completamente atendido pela Receita Federal, ele pode (e deve!) recorrer à Ouvidoria, que é um canal de pós-atendimento: https://receita.economia.gov.br/contato/ouvidoria .

– Lista de serviços “Do que você precisa”: fornece informações sobre todos os serviços realizados pela Receita Federal (442 serviços). Acessível para todas as pessoas, pois não exige cadastro nem senha e apresenta as modalidades de atendimento disponíveis para cada tipo de serviço: http://receita.economia.gov.br/interface/lista-de-servicos/lista-de-servicos .

– E-mail:  http://receita.economia.gov.br/contato/email

 

Já o atendimento presencial é realizado nas unidades de atendimento ao contribuinte (http://receita.economia.gov.br/contato/unidades-de-atendimento/unidades-de-atendimento) ou em instituições conveniadas (https://receita.economia.gov.br/interface/menu_atendimento/formas-de-atendimento#conveniadas).

 

Além dos canais de prestação de serviços acima, conte também com os Núcleos de Apoio Fiscal e Contábil (NAF), um projeto desenvolvido pela Receita Federal em parceria com instituições de ensino superior, cujo objetivo é oferecer serviços contábeis e fiscais gratuitos para pessoas físicas e jurídicas de menor poder aquisitivo, não substituindo, porém, um escritório de contabilidade:  http://receita.economia.gov.br/acesso-rapido/direitos-e-deveres/educacao-fiscal/naf/nucleos .