Atualizações sobre inovação na Auditoria é tema de webinar promovido pelo Ibracon

21 de outubro de 2020

por Comunicação Ibracon

“Atualizações sobre inovação na Auditoria” foi tema de webinar promovido pelo Ibracon – Instituto dos Auditores Independentes do Brasil, no dia 16 de outubro, ao vivo e aberto ao público em geral.


Marcio Santos e Adriano Corrêa, respectivamente coordenador e membro do Grupo de Trabalho (GT) Tecnologia do Ibracon, foram os debatedores do programa que tratou da inovação e de seus impactos na atividade de auditoria independente.

O avanço de novas tecnologias, propagação cada vez mais rápida de informações e mudança de perfil dos consumidores/clientes são alguns dos tantos aspectos que justificam tamanho dinamismo.

“A profissão do auditor tem se renovado e esse é um grande desafio que nós profissionais temos vivido nos últimos anos. A velocidade com que temos evoluído e nos reinventado é muito grande, destacou em sua fala inicial, Marcio Santos.

Processamento de dados

Parece que o mundo se move cada vez mais rápido a cada dia. Pessoas e lugares se tornam mais conectados e as empresas tentam reagir a esta evolução que ocorre a passos acelerados.

Para Marcio Santos, estamos muito próximos de alcançar o limite de resposta quanto à geração de dados e conteúdo.

“E ferramentas vão sendo criadas com o objetivo de processar esta vasta quantidade de dados disponíveis para apoiar a tomada de decisões, por exemplo o WhatsApp. Como conseguiremos rastrear? E como nós, profissionais, conseguimos realizar um trabalho de auditoria?”, perguntou Santos.

Principais Tecnologias

Automação digital: Este processo tem ganhado mais espaço dentro das empresas, devido a facilidade de automatização e identificação de riscos dentro da empresa. Um processo anteriormente feito manual, hoje com a implantação da automatização, permite analisar riscos de controle, identificar transações exclusivas e identificar dados ou anomalias de desempenho.

Cloud Computing: Armazenamento de informações, como chamamos, computação em nuvem, dentro de um servidor físico, num processo tradicional. Com a evolução tecnológica, temos cada vez mais o conceito de cloud computing, com grandes provedores, que disponibilizam este serviço. Normalmente se paga apenas pelos serviços de nuvem utilizados, ajudando a reduzir os custos operacionais, a executar sua infraestrutura com mais eficiência e a escalonar conforme as necessidades da empresa.

Data Analytics: Grande capacidade de analisar e processar os dados, estruturados ou não. Basicamente é feito o processamento de informação, gerando um relatório mais ágil e prático, dentro do desenho criado para o seu sistema.

Tecnologia Cognitiva: Já dentro do conceito da Inteligência artificial, ela analisa os volumes de dados, sendo estruturados ou não, e com um diferencial importante se comparando ao data analytics, com capacidade de interpretar os dados.

“As tecnologias nos ajudam a fazer parte de um momento de inovação disruptiva, de impulsionamento do mercado, e que impacta as nossas vidas”, ressaltou Marcio Santos.

Impacto das tecnologias nas auditorias

Sempre haverá o desafio quanto a utilização e ao impacto das tecnologias e das ferramentas existentes hoje para os profissionais de auditoria. “A ferramenta não trabalha sozinha e, hoje, discute-se muito sobre a sua aplicabilidade”, destaca Adriano Correa.

“O primeiro passo para o uso das tecnologias dentro das empresas é o entendimento, e depois vem a sua evolução. Entender o potencial de suas ferramentas é essencial”, reforça Correa.

Adriano destaca que o uso da tecnologia nas firmas de auditoria, continua sendo o início de uma jornada, uma inovação. “A inovação vem sendo motivada pela pandemia de Covid-19. O mercado deu um grande incentivo para o uso das ferramentas tecnológicas, mas não precisamos de uma crise para acrescentarmos em nosso dia a dia o uso da tecnologia”, concluiu.

Outro ponto destacado na apresentação foi o potencial humano. Muito se fala que este seria impactado com o avanço da tecnologia. “A profissão do auditor e do contador pode até ser impactada, porém não será substituída. Temos a necessidade de pensar, desenvolver e criar soluções novas”, conclui Adriano.

Já Marcio Santos destacou que o uso de especialistas na auditoria vem aumentando e surge um outro conceito de mudança de mentalidade, o profissional auditor, passa a ter uma nova capacitação. Além de ser contador e entender as normas de auditoria, ele precisa entender os processos de tecnologia.

“O auditor precisa entender que não pode deixar que outros façam a parte relevante do entendimento e do uso da tecnologia. A ideia é que daqui pra frente a gente já tenha pessoas formadas neste novo conceito”, concluiu Marcio.
Independente do porte da firma de auditoria, a tecnologia é uma realidade. “Você pode ser uma empresa de pequeno ou médio porte com um volume alto de transações. Com todas as transações, pelo ponto de vista de aplicação, a empresa precisa, no mínimo, ter o apoio da tecnologia para identificar as transações ocorridas, explica Correa.

“Vale a pena gastar um pouco mais de tempo em planejamento e avaliar como as tecnologias disponíveis podem ajudar em cada caso”, completa.

Educação Continuada

Materiais para treinamentos vêm sendo preparados pelo Grupo de Trabalho (GT) Tecnologia mantido pelo Ibracon, com objetivo de ajudar nesta transição para o uso mais massivo de tecnologias dentro do novo normal.

“A realização destes webinars já ajuda na disseminação da informação, e adicionalmente, estamos trabalhando também em treinamentos que sejam pontuados, mais técnicos e com uma base maior do que vem por aí”, concluiu Adriano Correa.

QUIZ

Na sua opinião, qual o estágio da sua empresa na utilização de tecnologias como data analytics e computação em nuvem?

Dentre os participantes respondentes, 46% apontaram que a adoção está em estágio inicial. Para 38%, está em estágio intermediário e apenas para 15%, em estágio avançado.

Para ter acesso ao material apresentado, acesse a área restrita do Portal Ibracon, no menu “Documentos”.