CRCMG e CFC intercedem em favor da prorrogação de prazos de obrigações acessórias

19 de março de 2020

por Assessoria de Comunicação do CRCMG

O Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais (CRCMG) enviou ofício à Superintendência da 6ª Região Fiscal da Receita Federal do Brasil e à Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais solicitando a prorrogação de prazos das obrigações acessórias, bem como do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), devido à pandemia do Coronavírus (Covid-19).

Da mesma forma, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) também solicitou à RFB, por ofício, providências para que sejam prorrogados ou até mesmo suspensos os prazos de cumprimento das obrigações tributárias, em razão da impossibilidade concreta de se obter e preparar as informações necessárias para apresentação ao Fisco.

A solicitação leva em conta a paralisação de grande parte das atividades econômicas do País, assim como as diversas manifestações recebidas, de profissionais da contabilidade, acerca das dificuldades enfrentadas quanto ao atendimento a clientes em um cenário epidemiológico.

Essas iniciativas têm o objetivo de contribuir de maneira significativa para atenuar os efeitos negativos dessa grave situação no dia a dia de trabalho das empresas, sobretudo daquelas prestadoras de serviços contábeis.