3º dia da Semana da Contabilidade conta com Fórum de Perícia, Arbitragem e Blockchain

19 de setembro de 2019

No dia 18 de setembro, o Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais (CRCMG), com o apoio do Grupo de Estudos Técnicos (GET) de Perícia, Arbitragem e Blockchain, realizou o Fórum de Perícia, Arbitragem e Blockchain, que compõe os eventos da Semana da Contabilidade.

A abertura do fórum foi feita pelo conselheiro do CRCMG e vice-coordenador do GET de Perícia, Arbitragem e Blockchain, Marco Antônio Amaral Pires.

A primeira palestra abordou o tema “Peculiaridade no desenvolvimento da perícia no procedimento arbitral” e foi ministrada por Augusto Tolentino Pacheco de Medeiros, que é advogado, mestre em Direito Comercial Internacional pela Universidade da Califórnia (EUA), presidente da Câmara de Mediação e Arbitragem Empresarial – Brasil (Camarb) e do Conselho Consultivo e membro da Comissão de Arbitragem e da Comissão de Direito Societário da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Na oportunidade, Tolentino apresentou conceitos, tipos e vantagens de arbitragem e a perícia na arbitragem e suas peculiaridades.

Segundo ele, a arbitragem, assim como os demais métodos extraoficiais de resolução de conflitos, vem ganhando cada vez mais espaço no país diante das dificuldades encontradas. “Estamos caminhando, cada vez mais, para uma cultura de menor litigiosidade e, nesse contexto, a arbitragem aparece e vem ganhando corpo. Vale ressaltar que ela está longe de ser um instituto novo: na verdade, ela foi reatada com a Lei da Arbitragem.”, destacou.

Finalizando, Augusto Tolentino destacou que esse é um mercado que vem crescendo no Brasil. “É um mercado sofisticado e amplo, que oferece oportunidades para aqueles que desejam atuar como perito e que exige dedicação especial e conhecimento, além de ser muito promissor.”, enfatizou.

Para encerrar o dia de atividades, Flávio Augusto Sampaio Menezes, contador e mestre em Administração, apresentou a palestra “Blockchain, normas contábeis e criptomoedas”. Na ocasião, Flávio explicou o que é o bitcoin e como funciona e, além disso, falou sobre o blockchain e a criptomoeda. Segundo ele, o blockchain é a base de tudo, é uma articulação de tecnologias estruturadas no sistema naturalmente criptografado, que proporciona aos usuários envolvidos proteção da sua identidade e de dados de transações. “Todas as transações realizadas em blockchain são altamente seguras. É o sistema mais seguro do mundo. Nós, contadores, teremos a oportunidade de trabalhar com uma ferramenta dessa. Nele, os seus bitcoins estarão sempre em total segurança.”, explicou.

Em seguida, Flávio explicou como o blockchain está inserido no dia a dia do contador. “Essa tecnologia assegura que os registros das transações feitas sejam válidos e inalteráveis. Podemos olhar cada bloco como cada uma das páginas de um livro contábil praticamente infinito, só que, aqui, o que foi escrito não pode ser apagado ou repetido. Cada transação ou dado é protegido com uma impressão digital única.”, disse.

Para encerrar o tema, Flávio demonstrou como as normas contábeis estão se relacionando com as novidades trazidas pelas criptomoedas, já que, até o momento, nenhuma orientação específica foi emitida.