Semana da Contabilidade do CRCMG começa com Fórum de Normas Contábeis

17 de setembro de 2019

O Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais (CRCMG) promove, de 16 a 19 de setembro, a Semana da Contabilidade, em comemoração ao Dia do Contador, celebrado em 22 de setembro. A programação do evento será marcada por fóruns temáticos, que têm como objetivo discutir assuntos técnicos relevantes de diferentes áreas da contabilidade.

Para dar início à programação, foi realizado, na manhã de ontem (16/9), o Fórum de Normas Contábeis, organizado pelo Grupo de Estudos Técnicos (GET) de Normas Contábeis do CRCMG. O conselheiro Alexandre Queiroz de Oliveira e o coordenador do GET, Rômulo Nunes Ribeiro Junior, abriram o evento.

O fórum começou com a palestra “Valor Justo – aplicações e discussões de tratativas”, ministrada pelos contadores e membros do GET de Normas Contábeis do CRCMG, Ives Alexandre Nunes e Sílvio Sebastião da Silva. Na ocasião, eles falaram sobre o conceito de Valor Justo, seus principais desafios, temas relacionados ao assunto e como eles são aplicados no dia a dia da contabilidade. De acordo com Ives, o Valor Justo é um tema que gera polêmica, já que alguns o defendem e outros o criticam. “Aqueles que defendem o Valor Justo acham que ele demonstra melhor a substância econômica. Já os que o criticam falam que, ao abandonar o custo histórico e partir para estimativas, incorremos em muita subjetividade. Ou seja, o Valor Justo tem pontos positivos, mas há quem veja pontos negativos.”, afirmou Ives. Para finalizar, Sílvio falou sobre a importância de a contabilidade se aprimorar, assim como os profissionais que trabalham com ela. “O profissional da contabilidade é cada vez mais imprescindível. Não é aceitável mais aqueles que trabalham como máquinas. Hoje, precisamos de contadores que tenham discernimento para julgar o que deve ou não ser registrado. Além disso, a contabilidade tem que ser aprimorada para que reflita, da melhor forma, a realidade da empresa.”, finalizou.

Em seguida, o tema “Desafios da contabilidade na 4ª Revolução Industrial” foi abordado pelo contador, doutor em Controladoria e Contabilidade (FEA/USP), pesquisador do CNPq Nível 2, presidente da Fundação Instituto Capixaba de Pesquisas em Contabilidade, Economia e Finanças (Fucape) Business School e coordenador do Mestrado Profissional em Ciências Contábeis da Fucape, Valcemiro Nossa. Inicialmente, ele apresentou as principais revoluções pelas quais passamos e destacou que a 4ª revolução industrial traz a tendência total de automação, marcada pela convergência das tecnológicas digitais, físicas e biológicas, sendo esse um tema que tem preocupado muitas profissões. “Nunca se falou tanto em automação de processos. Vejo muitos desafios e grandes oportunidades para aqueles que estão ampliando e se aprofundando nas questões técnicas, contábeis, tecnológicas e até mesmo matemáticas. Quem tiver esse conhecimento mais aprofundado terá novos mercados, mas, para isso, é preciso conhecer outras áreas.”, destacou.

Para ele, os contadores têm grandes bases de dados e é preciso tirar proveito dessas informações, fazendo análises e gerando informações muito úteis para as empresas. “As informações constantes de seus clientes podem ser usadas para sugerir quais ações devem ser tomadas no momento certo. O contador pode atuar como coach comportamental.”, disse. Finalizando sua exposição, Valcemiro Nossa destacou que as novas tecnologias não significam substituição de postos de trabalho, mas a abertura de novas oportunidades para aqueles que se qualificam e ampliam seus conhecimentos.

Clique aqui e veja a programação dos próximos eventos da Semana da Contabilidade!