Contabilidade Pública: 8ª edição do MCASP já está disponível

14 de janeiro de 2019

por Assessoria de Comunicação do CRCMG

Divulgada pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), a 8ª edição do Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP) já está disponível e vigente. Com isso, os Departamentos de Contabilidade dos estados, Distrito Federal, municípios e órgãos da União devem estar atento às alterações.

Segundo o Manual, as normas estabelecidas no MCASP aplicam-se, obrigatoriamente, às entidades do setor público: os governos nacional (União), estaduais, distrital (Distrito Federal) e municipais e seus respectivos poderes (abrangidos os tribunais de contas, as defensorias e o Ministério Público), órgãos, secretarias, departamentos, agências, autarquias, fundações (instituídas e mantidas pelo poder público), fundos, consórcios públicos e outras repartições públicas congêneres das administrações direta e indireta.

As principais alterações estão relacionadas à entrada em vigor das novas Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor (NBC TSP 06 a NBC TSP14), editadas pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

Clique na imagem abaixo para acessar o Manual ou entre no site do Tesouro Nacional: www.tesouro.fazenda.gov.br