V Encontro de Professores e Coordenadores do Curso de Ciências Contábeis de Minas Gerais

12 de novembro de 2018

O Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais (CRCMG) realizou, nos dias 8 e 9 de novembro, o V Encontro de Professores e Coordenadores do Curso de Ciências Contábeis de Minas Gerais – Transformar para educar. O evento aconteceu na Universidade Fumec e teve como objetivo estimular a discussão e a reflexão sobre temas atuais e as tendências do ensino da Contabilidade.

A programação teve início na tarde do dia 8/11, com a realização de cinco oficinas. À noite, foi realizada a solenidade de abertura, que contou com a presença da presidente em exercício do CRCMG, Sandra Maria de Carvalho Campos; do vice-presidente de Relacionamento Institucional, Oscar Lopes da Silva; do reitor da Universidade Fumec, Fernando de Melo Nogueira; da coordenadora do Comitê Científico do Prêmio Internacional de Produção Contábil Técnico-científica Prof. Dr. Antônio Lopes de Sá, Jaqueline Veneroso, e da coordenadora do Grupo de Estudos Técnicos de Ensino do CRCMG, Kelly Vaneska Muniz Sena.

O reitor da Universidade Fumec, Fernando de Melo Nogueira, em seu pronunciamento, parabenizou o CRCMG pela realização do evento e pela escolha do tema e lembrou a importância do professor no país, os desafios que esse profissional enfrenta diariamente e a necessidade de evolução na forma de ensino.

A presidente em exercício do CRCMG, Sandra Maria de Carvalho Campos, destacou a importância do evento para a melhoria da qualidade do ensino e, consequentemente, para a formação de profissionais capacitados para o exercício da contabilidade. Ela destacou os altos índices de reprovação nas últimas edições do Exame de Suficiência: “Estamos no fórum adequado para destacar estes números e indagar o que eles representam, quais conclusões podemos alcançar e quais caminhos podemos trilhar, já que o Exame de Suficiência é uma avaliação de interesse de todos – escolas, alunos e sociedade – e, por isso, deve ser um instrumento de valor.” disse.

A coordenadora do Comitê Científico do Prêmio Internacional de Produção Contábil Técnico-científica Prof. Dr. Antônio Lopes de Sá, Jaqueline Veneroso, realizou o lançamento oficial da edição de 2019 do Prêmio e destacou a volta da premiação em dinheiro para os primeiros colocados.

A coordenadora do Grupo de Estudos Técnicos de Ensino do CRCMG, Kelly Vaneska Muniz Sena, agradeceu todos os membros do grupo pelo empenho na realização do evento e afirmou que o professor precisa focar no ensino, mas precisa, também, se conscientizar sobre o seu papel na formação dos futuros profissionais.

Em seguida, a professora Vera Lopes da Silva, doutora em Letras, na área de Teoria Literária, realizou a palestra “A importância do professor leitor para o processo de ensino e aprendizagem”. Em sua apresentação, Vera Lopes refletiu sobre o papel do professor na formação do aluno leitor e abordou algumas habilidades de leitura: observar, decodificar, entender, compreender, associar, comparar, interpretar, analisar, inferir e criticar. “O leitor pode ter suas próprias estratégias de compreensão, que são aprendidas em espaços não escolares. Os professores têm a responsabilidade de mediar esse aprendizado para uma leitura proficiente. Eles devem escolarizar a leitura, ou seja, tornar a leitura objeto de estudo. É preciso ensinar o aluno a ler o texto. Para isso, o professor também deve ter desenvolvidas as habilidades de leitura já citadas.”, salientou.

Segundo dia

O segundo dia do encontro teve início com o painel “Educação na era digital”, mediado por Daniel Fonseca Costa, que teve como painelistas Antonio Minier, diretor da Ferrous Resources do Brasil; Sidney Pires Martins, empresário da Saber e Saber; e Wagner de Paulo Santiago, professor da Unimontes. O objetivo do painel foi contextualizar o tema do evento e analisar seu impacto na sala de aula, além de debater com os educadores presentes sobre os desafios e as perspectivas na educação diante da transformação digital.

Sidney Martins expôs alguns pontos de reflexão que devem ser considerados pelos professores para que consigam se adaptar à realidade dos “novos alunos”, mostrando aspectos positivos e negativos da internet no ensino. “O professor tem que digitalizar as tarefas, tem que conhecer as ferramentas disponíveis para serem usadas em sala de aula. Não precisa ser um expert digital, mas tem que entender um pouco. Nós, professores, temos que ser flexíveis, estudar as novas tecnologias e nos adaptar a elas.”, disse Sidney.

Já Antonio Minier falou sobre a era da transformação digital nas escolas. “Precisamos ter estratégias. Todos nós sabemos que devemos nos transformar para este novo mundo digital. Para isso, temos que procurar novos métodos de ensino.”, disse. Além disso, Antonio fez uma “sessão de gamificação”, em que ele colocou um jogo online com perguntas e respostas relacionadas ao tema do dia, para que os presentes pudessem responder de forma interativa, através do smatphone, e ter esse método como um exemplo a ser usado nas aulas.

Para finalizar, Wagner falou sobre a importância de o professor colocar os alunos para debaterem e explicarem seus pontos de vista, pois, segundo ele, os alunos compreendem melhor quando seus colegas estão explicando um assunto. Além disso, foi apresentado um aplicativo com recurso gratuito que possibilita ao professor avaliar os alunos de forma digital, sem que o aluno precise estar online. Em seguida, foi aberto um debate com os presentes para que pudessem expor suas experiências e tirar suas dúvidas.

A palestra “Domínios cognitivos para mensurar resultados através de avaliações e aprendizado do aluno” foi realizada pelo professor e vice-presidente de Relacionamento Institucional do CRCMG, Oscar Lopes da Silva. Na ocasião, ele falou da importância de os alunos terem uma base de conhecimentos e da necessidade de os comandos das questões serem bem elaborados e contextualizados, seja em provas ou exercícios, pois o professor precisa ser direto e claro com o aluno. Por isso, é fundamental que, durante as aulas, o docente ensine a compreender e diferenciar determinados enunciados. Para Oscar, quando nenhum aluno acerta determinada questão, isso pode ser um reflexo negativo quanto ao desenvolvimento do professor naquela disciplina. Durante a palestra, os presentes puderam fazer perguntas e tirar suas dúvidas, promovendo um momento de diálogo e interação. Para encerrar, ele trouxe uma frase de George Snyders, para que todos pudessem refletir sobre o seu papel como formador: “(…) é o risco que define a função docente: será que fiz tudo para fazer dos meus alunos os homens que eu desejaria que eles fossem?”

Para encerrar o evento, foi realizado o painel “Com a palavra, o mercado”, que contou com a presença do gerente de Relações Institucionais da Mastermaq Softwares Brasil Ltda., Helbert Ferreira Macedo; do membro do Conselho Fiscal da Associação Mineira de Supermercados (Amis), que atua na rede de atacarejo Mart Minas, Rodrigo Cichovicz Ferreira, e teve como mediadora a integrante do Grupo de Estudos Técnicos (GET) de Ensino do CRCMG, Kelly Vaneska Muniz Sena.

Helbert Ferreira iniciou falando dos impactos da tecnologia para o mercado e os empregados e abordou o assunto no âmbito da contabilidade, aconselhando que as transformações de hoje não devem ser tratadas com as lógicas do passado, mas sim ser pensadas no atual momento, levando em conta o futuro, de maneira a transformar a contabilidade em fatos de sucesso para o empreendedor brasileiro. Ele citou o desafio dos professores, nos dias de hoje, em prender a atenção dos alunos em um mundo superconectado, em que todos estão online a todo momento em diversas redes. O palestrante encerrou sua fala completando que a transformação deve ser a mais democrática possível.

Já Rodrigo Cichovicz iniciou sua fala citando a disparidade nas competências de determinadas pessoas e abordando o quanto o mercado necessita de pessoas com diferentes talentos e habilidades. Ele falou também que a contabilidade possui a capacidade de solucionar problemas e pode ser usada como estratégia de negócios, por isso, é necessário que ela seja discutida e debatida, para que todos mensurem seu potencial dentro do mercado.

A mediadora, Kelly Vaneska, falou sobre como as matérias técnicas são mais bem recebidas pelos alunos. Citou também a importância de aulas inovadoras e de cursos que preparam os alunos para o mercado empreendedor. Kelly encerrou falando de Machine Learning e de sua importância no atual cenário tecnológico.

Após a fala dos painelistas, os presentes puderam fazer suas perguntas e tirar suas dúvidas com os palestrantes do evento.

 

Fotos: Fernanda de Oliveira, Déborah Arduini e Marina Gomes