CRCMG promove Encontro dos Grupos de Estudos Técnicos (GETs)

17 de maio de 2018

O Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais (CRCMG) realizou, no dia 16 de maio, o “Encontro dos Grupos de Estudos Técnicos e Comissões do CRCMG”, com o objetivo de apresentar a diretoria do Conselho aos novos integrantes dos Grupos de Estudos Técnicos (GETs) e comissões, assim como apresentar os projetos e objetivos do trabalho a ser desenvolvido e informações técnicas e operacionais relativas aos grupos.

Uma reunião entre a diretoria e os coordenadores e vice-coordenadores deu início aos trabalhos. Neste ano, a diretoria definiu 12 grupos temáticos, que terão a função de apoiar o CRCMG institucionalmente, por meio do estudo e debate dos assuntos de interesse da classe contábil, com sugestões de melhorias quanto às questões abordadas. Os GETs são: de Agronegócio; da Área Pública; da Área Tributária; de Normas Contábeis; da Integração Sindical; da Mulher Empreendedora; de Organizações Contábeis; de Perícia e Arbitragem; Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCCC); do Terceiro Setor; de Ensino; e de Entidades Parceiras. Ainda participou do evento a Comissão Estadual do Jovem Contabilista e da Integração Estudantil.

Em seguida, o encontro foi estendido a todos os integrantes dos GETs e da comissão. A reunião, que teve a presença maciça dos integrantes, foi aberta pela presidente do CRCMG, contadora Rosa Maria Abreu Barros, que destacou a importância de cada grupo para o desenvolvimento de ações em prol da classe e apresentou os demais membros do Conselho Diretor. Cada vice-presidente falou sobre as escolhas dos novos integrantes e sobre as expectativas que têm em relação à atuação deles.

Em continuidade ao evento, foi realizada a apresentação das vice-presidências de Relacionamento Institucional e de Desenvolvimento Profissional, pelos seus respectivos vice-presidentes, o conselheiro Oscar Lopes da Silva e a conselheira Jacquelline Aparecida Batista de Andrade. Ambos falaram sobre a composição, o funcionamento e o objetivo das câmeras e de suas vice-presidências.

Houve uma apresentação, também, de cada um dos GETs, seus objetivos e expectativas. Segundo Oscar Lopes e Jacquelline Andrade, o perfil dos profissionais escolhidos para compor os GETs foi bastante estudado e pensado, pois a intenção da nova gestão é inovar, motivo pelo qual a escolha foi baseada na capacidade técnica e no destaque que cada um tem em sua área de domínio. “Os grupos foram constituídos de acordo com o potencial e as características de todos. Todas as contribuições serão bem-vindas e esperamos que, juntos, possamos conduzir a missão de levar mais informações para os profissionais das mais diversas áreas e regiões deste estado. Queremos provocar mudanças, trazer novas oportunidades e, assim, gerar benefícios para a classe contábil. Para isso, contamos com a experiência de vocês!”, disse Oscar. Já a vice-presidente Jacquelline destacou a importância de os integrantes dos GETs estarem à disposição para levar palestras para outras cidades do estado: “Precisamos de boas ideias, bons palestrantes, para que possamos realizar ainda mais seminários e palestras. Queremos estar em todos os cantos de Minas!”, afirmou ela.

Em seguida, o diretor adjunto de Gestão Operacional do CRCMG, Júlio César da Silva, apresentou algumas informações técnicas e operacionais importantes. Na ocasião, foi realizada uma exposição sobre quem pode participar dos grupos, sobre a função dos coordenadores e o funcionamento das reuniões.

Para encerrar as atividades do dia, o conselheiro do CRCMG Sidney Pires Martins ministrou a palestra “Como ser líder em época de demanda de inovação da gestão?”. Ele abordou a importância da inteligência emocional para o líder, realizou alguns testes práticos com os presentes e falou sobre os tipos de visão de um líder, sobre como ele deve agir com assertividade e manter o foco no objetivo e nas metas.