CRCMG realiza Café com Contabilista em prol da campanha Novembro Azul

13 de novembro de 2017

O Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais (CRCMG), em parceria com o Grupo de Trabalho de Organizações Contábeis, realizou, no dia 10 de novembro de 2017, uma edição especial do Café com Contabilista com o tema “Novembro Azul”.

O tema foi escolhido em prol da campanha de mesmo nome, que promove a conscientização sobre a importância da prevenção do câncer de próstata, que atinge um a cada seis homens no Brasil. O médico José Oscar Alvarenga Macedo abriu o evento com a palestra “Saúde do homem” e deu dicas de prevenção e recomendações para haver um diagnóstico precoce da neoplasia maligna da região da próstata, uma doença que atinge, principalmente, os homens acima de 50 anos. Durante a palestra, José Oscar falou sobre a importância de cuidar-se: “Se não arrumar tempo para cuidar da sua saúde, vai arrumar tempo para sua doença.”, alertou.

Em seguida, Matheus Diamantino Pereira Ribeiro, membro do Grupo de Trabalho de Organizações Contábeis, ministrou a palestra “Benefícios da legislação fiscal para pessoas acometidas pelo câncer”. Durante a apresentação, ele explicou quais são os direitos, na legislação fiscal, das pessoas com deficiência e outras anomalias, e citou, como exemplo, a isenção no IPTU, a isenção do imposto de renda e de impostos na aquisição de veículos.

Para finalizar a edição do Café com Contabilista, o assessor jurídico da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio MG), Marcelo Morais, ministrou a palestra “As novas regras do Simples Nacional – Lei Complementar n.º 155/2016 – e seus impactos”. Na ocasião, Marcelo explicou aos participantes o que muda no sistema de arrecadação a partir de 2018.

Em apoio ao combate e à prevenção do câncer, o Conselho, junto ao Grupo de Trabalho de Organizações Contábeis, também arrecadou caixas de água de coco para serem doadas aos pacientes em tratamento químico ou radioterápico do Instituto Mário Penna.