IV Jornada de Contabilidade Pública é realizada no auditório do TCEMG

17 de outubro de 2017

A IV Jornada de Contabilidade Pública, realizada pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), por meio da Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo, em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais (CRCMG) começou no dia 16 de outubro com o auditório do TCEMG lotado. A mesa de abertura do evento foi composta pelo assessor do presidente do TCEMG, Pedro Henrique Magalhães Azevedo; pelo auditor de fiscalização da Secretaria do Tesouro Nacional, Rodrigo Pereira; pelo diretor da Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo, Henrique Quites; pelo representante do presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), o superintendente Rodrigo Franco; pela servidora do TCEMG e conselheira do CRCMG, Regina Lopes Assis Bernardo; pelo vice-presidente do CRCMG, Alexandre Bossi e, também, pelo presidente do CRCMG, o contador Rogério Noé.

O assessor do presidente do TCEMG, Pedro Henrique Magalhães Azevedo, realizou a abertura do evento falando sobre os pilares da atual gestão da presidência do Tribunal: a qualidade da educação e a transparência nos âmbitos interno e externo do TCEMG. Destacou, também, o importante papel do contador da área pública, ao revelar para a sociedade informações de entidades públicas que antes eram mantidas em sigilo. Ele finalizou sua fala ressaltando a importância da transparência em um órgão público: “A transparência deve ser a nossa guia para conseguirmos exercer nossas profissões de forma clara e limpa.”.

Em seguida, o presidente do CRCMG, contador Rogério Noé, falou da importância da Jornada de Contabilidade Pública para o Conselho. Explicou que, através do Programa de Educação Profissional Continuada, o CRCMG vem qualificando os profissionais para atuarem na área da Contabilidade Pública. Além disso, falou sobre a situação atual da política do país, na qual o profissional da contabilidade exerce o importante papel de recuperar a confiança da sociedade em uma boa gestão. Finalizando sua fala, o presidente do Conselho destacou a importância de eventos como a Jornada de Contabilidade Pública para quebrar paradigmas sobre a forma de pensar a contabilidade pública internacional.