Outubro Rosa – CRCMG inicia campanha de prevenção ao câncer de mama

30 de setembro de 2016

No dia 30 de setembro, o CRCMG realizou mais uma edição do “Café com Contabilista”. O assunto abordado foi o câncer de mama, em função do movimento Outubro Rosa. As palestras, que contaram com o apoio da Federação dos Contabilistas do Estado de Minas Gerais (Fecon MG), tiveram como objetivo compartilhar informações sobre o câncer de mama e sobre como preveni-lo, além de conscientizar sobre a importância da detecção precoce da doença.

A edição especial do “Café com Contabilista” teve início com um café da manhã para as mulheres participantes. Em seguida, a vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCMG, Simone Maria Claudino de Oliveira, ao abrir o evento, agradeceu a presença de todos. Ela falou sobre a importância de as mulheres terem, além do conhecimento técnico, o conhecimento multidisciplinar. “A mulher de hoje tem muitas tarefas. Tem que cuidar dos assuntos profissionais e da família, mas não pode se esquecer de cuidar de si. Temos a obrigação de cuidar da gente, até mesmo em função da nossa família.”, falou. O vice-Presidente de Relacionamento Institucional, Jairo Marques Lopes Bahia, também participou da abertura e citou a importância de os homens terem conhecimento sobre a prevenção do câncer de mama. “Nós, homens, também deveríamos participar mais de palestras com esse assunto, pois também temos o risco de ter a doença. Além disso, saímos com mais informações para alertarmos nossas companheiras.”, destacou ele.

Dando início às apresentações, a coordenadora do Grupo de Trabalho (GT) da Mulher Contabilista, Kátia Rocha Pereira Campos, falou sobre o empenho de todas as participantes do GT para integrarem as mulheres nos mais diversos ambientes. Além disso, Kátia apresentou a “Campanha Outubro Rosa” e todas as ações que serão desenvolvidas pelo CRCMG durante o mês de outubro, visando estimular a participação dos profissionais da contabilidade no controle e prevenção do câncer de mama. Em seguida, foi feita uma apresentação da instituição “Casa de apoio ao portador de câncer”, pela assessora de comunicação do Hospital da Baleia, Carolina Paiva.

O primeiro tema do dia foram os “Benefícios da legislação fiscal para pessoas acometidas pelo câncer”, apresentado pela contadora professora Regina Gomes dos Santos. Regina começou a palestra fazendo um alerta sobre a incidência de câncer nas próximas décadas em países em desenvolvimento. “É esperado que, nas próximas décadas, o impacto do câncer na população corresponda a 80%”.  Ela mostrou que mulheres que têm câncer de mama podem ter benefícios. Alguns direitos são: passe livre para quem está em tratamento; auxílio-doença/ aposentadoria por invalidez e direito de sacar o FGTS. Entre os benefícios fiscais federais, estaduais e municipais estão: isenção de imposto de renda, direito a veículos adaptados, isenção do IOF, IPVA, ICMS, IPTU e quitação do financiamento imobiliário.

“O câncer de mama no Brasil” foi o assunto da segunda palestra do dia, apresentada pela oncologista Elisa Fontes Ramos. A doutora destacou a necessidade de se falar sobre câncer, que, devido ao aumento da incidência dessa doença no Brasil, tornou-se um problema de saúde pública. Segundo ela, os homens são os mais atingidos pela doença, mas as mulheres não ficam para trás. “57 mil mulheres têm câncer de mama no Brasil”, disse.  O câncer de mama é o que mais atinge as mulheres e, para diagnosticá-lo, Elisa deu algumas dicas: “O autoexame é essencial, não só em mulheres acima de 40 anos. As adolescentes podem começar a se examinar desde sua primeira menstruação. No entanto, o autoexame não substitui a mamografia. Mulheres acima de 40 anos devem fazer o exame a cada 12 meses. E o cuidado não fica só para as mulheres, os homens podem ter, também, câncer de mama.”, explicou. A doutora também relatou os tipos de tratamento que podem ser feitos. 

Para falar sobre vida saudável e os alimentos que devem ser consumidos ou evitados, foi convidada a nutricionista Keylla Aparecida Pereira, que proferiu a palestra “Câncer de Mama: os alimentos que te protegem”. Keylla mostrou como a alimentação influencia no surgimento do câncer ou na morte por essa doença. Além disso, a nutricionista abordou quais os alimentos indicados para prevenção do câncer, quais alimentos que devem ser evitados e o que se deve fazer para melhorar a alimentação no dia a dia. “Ter uma alimentação saudável dá trabalho e nossa rotina corrida muitas vezes não nos permite seguir uma dieta regular. Mas é nossa responsabilidade nos cuidarmos. Com uma boa alimentação e a prática de atividades físicas, além de evitarmos diversas doenças, como o câncer, nossa disposição aumenta.”, finalizou.

Para encerrar o dia de palestras, a mastologista Cláudia Márcia Silva expôs sobre a “Prevenção do câncer de mama”. “Para nós, que trabalhamos com o câncer de mama, o Outubro Rosa foi uma ideia muito boa. Com ele, passamos a discutir e quebrar o tabu que é o câncer. Nesse mês, temos um aumento de procura das mulheres. Assim, temos uma possibilidade maior de tratar o câncer no estágio inicial, além de prevenir aquelas que não foram acometidas pela doença.”, explicou a Dra. Cláudia. Segundo ela, o autoexame, o ultrassom e a mamografia são importantes, mas ações de a prevenção são essenciais para que o câncer não apareça, tais como manter uma alimentação saudável, praticar atividades físicas e outros hábitos que diminuem o risco de ter a doença. Além disso, ela reforçou a importância da mamografia para detectar a doença em seu estágio inicial: “o diagnóstico precoce garante quase 100% de cura e é feito através da mamografia.”.

Durante os intervalos das palestras, o Grupo Confesso fez intervenção artística com o tema prevenção ao câncer de mama, com dicas e alertas para as mulheres estarem atentas a seu corpo, à saúde e se conscientizarem da importância da prevenção ao câncer de mama. No final das palestras, as mulheres presentes participaram de um quiz, com a distribuição de kits de produtos cosméticos para quem acertava as perguntas.