Registro

APRESENTAÇÃO

REGISTRO NO CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DE MINAS GERAIS.

De acordo com o Decreto-Lei n.º 9.295/1946, os profissionais da contabilidade somente poderão exercer a profissão após a regular conclusão do curso de bacharelado em Ciências Contábeis, reconhecido pelo Ministério da Educação, aprovação em Exame de Suficiência e registro no Conselho Regional de Contabilidade a que estiverem sujeitos. Dessa forma, o registro profissional é obrigatório para o exercício legal da profissão.

Desde 2015, não mais são concedidos registros na categoria de Técnico em Contabilidade, somente na de Contador. O profissional contábil registrado e em dia com as obrigações inerentes ao registro ativo pode comprovar a sua regularidade obtendo a certidão neste órgão, o que gera mais segurança e confiança a clientes e a terceiros que dependem dos seus serviços.

A Vice-presidência de Registro é composta pela Câmara de Registro que tem por finalidade receber, analisar e julgar todos os pedidos de registro dos Bacharéis em Ciências Contábeis e Organizações (ou empresas) Contábeis, assim como os pedidos de alterações, renovações, baixas, cancelamentos e recursos, com observância ao que determina as Resoluções CFC nº 1.554/18 e 1.555/18 do Conselho Federal de Contabilidade.