Ouvidoria

Ouvidoria do CRCMG

A Ouvidoria é um canal de comunicação entre o cidadão e o CRCMG para receber sugestões, elogios, solicitações, reclamações, denúncias e sugestões de simplificação (Simplifique!) referentes aos diversos serviços prestados pelo Conselho.

O trabalho da Ouvidoria segue as diretrizes da Lei n.º 13.460/2017 e Resolução CFC n.º 1.544/2018.

O Ouvidor-Geral do CRCMG foi nomeado conforme Portaria CRCMG n.º 010/2024.

 

Como atua a Ouvidoria do CRCMG

A Ouvidoria funciona como um canal de comunicação rápido e eficiente, estreitando a relação entre a sociedade e o CRCMG.

As demandas são recebidas por meio de sistema informatizado, com o objetivo de propiciar ao cidadão mais facilidade no encaminhamento e no acompanhamento de suas demandas.

O prazo para respostas às manifestações é de 30 (trinta) dias, conforme a Lei n.º 13.460/2017.

 

Painel de Dados da Ouvidoria do Sistema CFC/CRCs

A ferramenta reúne informações sobre as manifestações de ouvidoria (sugestões, elogios, solicitações, reclamações e denúncias) que o Sistema CFC/CRCs recebe diariamente via sistema. Além disso, permite pesquisar e comparar indicadores de forma rápida, dinâmica e interativa. Para acessar clique aqui.

 

Relatórios de gestão

• Relatório de Gestão da Ouvidoria do CRCMG – 2020.

• Relatório de Gestão da Ouvidoria do CRCMG – 2021.

• Relatório de Gestão da Ouvidoria do CRCMG – 2022.

• Relatório de Gestão da Ouvidoria do CRCMG – 2023.

 

Tipos de manifestações

• Reclamaçãodemonstração de insatisfação relativa à prestação de serviço público pelo CRCMG.
• Denúnciacomunicação de prática de irregularidade ou ato ilícito cuja solução dependa da atuação dos órgãos apuratórios competentes.
• Elogiodemonstração de reconhecimento ou satisfação sobre o serviço oferecido ou atendimento recebido.
• Sugestãoapresentação de ideia ou formulação de proposta de aprimoramento de políticas e serviços prestados pelo CRCMG.
• Solicitaçãopedido para adoção de providências relativas aos serviços prestados pelo CRCMG.
• Simplifiquequando houver exigência injustificável ou necessidade de revisão de procedimentos ou normas pelo CRCMG.

 

Orientações gerais

Primeiramente, verifique se sua dúvida pode ser respondida na nossa página de PERGUNTAS FREQUENTES.

Tanto a confirmação do registro da demanda quanto a resposta final serão enviadas diretamente para o e-mail informado. Caso não as receba, orientamos que verifique sua caixa de spam.

Para atualização de dados cadastrais (e-mail, endereços e telefones), solicitação de senha de acesso ao cadastro pelo portal através dos “SERVIÇOS ONLINE” ou informações sobre débitos em aberto e formas de negociações, envie e-mail para [email protected]