Nova publicação da IFAC solicita aos líderes do G20 que se concentrem em relatórios de sustentabilidade e integridade do setor público

17 de setembro de 2021

por Comunicação Ibracon

A International Federation of Accountants (IFAC), definiu ontem,15, duas ações principais para os líderes do G20 se concentrarem enquanto a Covid-19 persistir: apoiar a iniciativa da Fundação IFRS sobre Normas de sustentabilidade e defender a gestão das finanças públicas. O compromisso com essas duas ações, que se baseiam nas quatro prioridades estabelecidas no convite à ação do G20 para 2020 da IFAC,  é fundamental para a construção de um futuro melhor.

“Para que a sociedade saia da pandemia de Covid-19 para uma posição mais sustentável, inclusiva e próspera do que a que entramos, precisamos de um esforço conjunto dos formuladores de políticas globais e da profissão contábil”, disse o CEO Kevin Dancey. “Para aproveitar essas oportunidades, devemos agir agora.” afirmou.

E com objetivo de fortalecer as economias, sociedades, meio ambiente e iniciativas globais, bem como, enfrentar os desafios resultantes da pandemia de Covid-19, a IFAC solicita o engajamento dos líderes do G20 para:

1. Apoiar a Iniciativa da Fundação IFRS sobre Normas de Sustentabilidade:

Alcançar uma economia mais sustentável e inclusiva com a velocidade necessária requer mobilizar o setor privado e os governos para trabalharem em conjunto. Os Ministros das Finanças e membros do Banco Central do G20 identificaram o papel crítico dos dados e divulgações de alta qualidade e comparáveis para finanças sustentáveis. Além disso, a força-tarefa de Finanças e Infraestrutura B20 reconhece o mesmo. A dinâmica está crescendo em torno do desenvolvimento de uma linha de base global de normas de sustentabilidade, com a Fundação IFRS pronta para entregar. A IFAC apoia fortemente esse trabalho que é crucial.

2. Defender a gestão das finanças públicas:

No cerne da transparência e integridade do setor público – e prosperidade para todos os indivíduos – está a gestão das finanças públicas (PFM, em inglês). Um sistema de PFM robusto significa que os recursos são alocados de forma apropriada em relação aos objetivos de política pública e que são de interesse público. Mas vale ressaltar que os governos devem se esforçar para alcançar o máximo com os recursos de que dispõem, ao mesmo tempo em que minimizam as perdas por desperdício, fraude ou corrupção e a PFM de alta qualidade torna isso possível. A IFAC solicita ao G20 para dar o exemplo para as jurisdições em todo o mundo na defesa de um foco contínuo na PFM de alta qualidade.

Para saber mais sobre o convite à ação ao G20 para 2021 emitido pela IFAC, clique aqui.