X Seminário de Conselheiros e Delegados

25 de março de 2014
Por Assessoria de Comunicação do CRCMG      
 
 
      Nos dias 20 e 21 de março, aconteceu, no auditório do CRCMG, o X Seminário de Conselheiros e Delegados Seccionais do CRCMG. O Seminário teve como objetivo a interação dos novos conselheiros e delegados, além da discussão de temas importantes. Na oportunidade, todos tomaram conhecimento da nova diretoria do CRCMG, suas respectivas funções, as metas propostas e o plano de trabalho para 2014.
As atividades tiveram início com a inauguração, na Galeria dos Ex-Presidentes, do quadro com a foto do ex-presidente Walter Roosevelt Coutinho. A inauguração do quadro teve a presença de sua esposa, Ana Emília Wanderley Roosevelt Coutinho, e de suas duas filhas. Na ocasião, o presidente Marco Aurélio destacou as qualidades e a importância da gestão de Walter durante seus dois mandatos.
      Dando continuidade às atividades, no auditório, o presidente Marco Aurélio abriu o evento dando boas-vindas e falando da importância do Seminário aos presentes.  Em seguida, os gerentes das diversas áreas do CRCMG fizeram uma apresentação técnica das atividades desenvolvidas pelos seus setores e tiraram as dúvidas dos participantes.
    O vice-presidente de Relacionamento Institucional, contador Jairo Marques Lopes Bahia, falou, ainda, sobre as competências dessa nova vice-presidência e destacou a parceria entre CRCMG, Fecon-MG (Federação dos Contabilistas de Minas Gerais) e demais entidades contábeis, como uma forma de atender às demandas dos profissionais da Contabilidade.
Para finalizar as atividades do primeiro dia do Seminário, a palestrante Rosana Nogueira Marsiglia foi convidada para falar sobre Etiqueta Corporativa e Oratória. A palestrante expôs sobre a importância dos gestos, do comportamento diante o cliente e do modo de vestir de acordo com a ocasião. “A sociedade tem um pré-conceito em relação ao profissional da Contabilidade, diante disto, é necessário que prestem atenção na roupa que vão usar, no tom de voz empregado e nas palavras usadas. O mercado valoriza: a educação, pontualidade, pessoas discretas e cuidados com as redes sociais”, explica Marsiglia. Ela falou também sobre a arte de falar em público, a linguagem correta a ser usada com o cliente, o vocabulário, a expressão corporal e a importância da aparência.
 
SEGUNDO DIA
      No segundo dia do Seminário, foi realizada uma apresentação institucional para Conselheiros e Delegados. Na ocasião, foi aberto um espaço para que os delegados pudessem sugerir melhorias e opinar sobre suas atribuições e contribuições para o Conselho.
 
 
Solenidade de Posse
 
      Encerrando as atividades do X Seminário, foi realizada, no dia 21 de março, no Jaraguá Country Club, a solenidade de posse da nova diretoria eleita para o biênio 2014/2015 e dos conselheiros eleitos para o mandato de 2014/2017. A solenidade foi prestigiada por cerca de 850 pessoas, entre autoridades e profissionais de diversos segmentos da contabilidade, vindos de várias partes de Minas e do Brasil.
 
     A mesa foi composta pelo presidente eleito, Contador Marco Aurélio Cunha de Almeida; pelo ex-presidente do CRCMG e atual vice-presidente de Fiscalização, Contador Walter Roosevelt Coutinho; pelo vice-presidente de Administração do CFC, Contador Luiz Henrique de Souza; pelo presidente da Federação dos Contabilistas de Minas Gerais (Fecon) e vice-presidente de Administração de Planejamento do CRCMG, Contador Rogério Marques Noé; pela presidente do CRCMT, Contadora Silvia Mara Leite Cavalcante; pelo presidente do Ibracon Nacional, Contador Eduardo Augusto Rocha Pocetti; pela Contadora Geral do município de Belo Horizonte, Lucy Fátima de Assis Freitas e pelo detentor da Medalha Mérito Contábil de Minas Gerais e presidente da Academia Mineira de Ciências Contábeis, Contador Paulo César Consentino dos Santos.
      Em seu discurso, o ex-presidente Walter Roosevelt Coutinho agradeceu a todos que o apoiaram durante os quatro anos em que esteve à frente do Conselho: conselheiros e conselho diretor, delegados, diretoria e corpo funcional do CRCMG, sócios, familiares e amigos.
Coutinho prestou contas do mandato encerrado, através de uma síntese das principais realizações e destacou, ainda, o avanço e a aproximação entre o Conselho, entidades da classe e os diversos órgãos do governo. “A administração eficiente e eficaz com a observância dos princípios morais e éticos que norteiam a administração pública nos permitiu todas essas realizações, revertendo para os profissionais da Contabilidade os benefícios decorrentes das suas contribuições. Não tenho dúvidas de que assim também será a gestão do nosso sucessor na presidência do Conselho. Destaco a alegria em transmitir o cargo de presidente do CRCMG ao amigo contador Marco Aurélio Cunha de Almeida, profissional de renomada competência e ilibada reputação, que, tenho certeza, conduzirá com brilhantismo o destino do Conselho nos próximos anos”, concluiu.
      Após a leitura do termo de posse e juramento, o vice-presidente de Administração do CFC, Luiz Henrique de Souza, que representou o presidente do CFC, Contador José Martonio Alves Coelho, destacou a importância da ocasião, desejou boa sorte aos novos gestores do Conselho e salientou que “a construção da contabilidade no Brasil, seja como profissão, classe ou ciência, é um processo contínuo e interminável, já que a sua integridade e sua grandeza repousam da ação de muitas que nos antecederam e dependem hoje de nosso diuturno esforço coletivo e dependerão ainda mais das gerações que ora se capacitam para nos suceder. Assim, os gestores dos CRCs e do Sistema CFC precisam acolher de mente aberta todas as contribuições”. Souza colocou ainda o CFC à disposição para o desenvolvimento de oportunidades de crescimento aos que abraçam a profissão.
Encerrando a solenidade, o presidente empossado Marco Aurélio Cunha de Almeida externou sua alegria e o grande desafio que tem pela frente. “Tenho a tranquilidade de saber que esse desafio será compartilhado com uma equipe alinhada com os objetivos que traçamos. O Conselho de Contabilidade de Minas Gerais conta com um corpo operacional de grande porte, e a contribuição de cada funcionário será essencial para que tenhamos os resultados que esperamos nesta gestão. O atual Conselho Diretor fará um trabalho conjunto e poderá contar, também, com um histórico positivo das gestões passadas”, enfatizou.
       Almeida ressaltou a importância de receber um Conselho bem estruturado e, por isso, o cenário é propício para que possa cumprir com as propostas feitas durante a campanha eleitoral. “Os destaques são a valorização do profissional contábil e a conquista do mercado de trabalho. Pretendemos ultrapassar as prerrogativas do Conselho como um órgão de fiscalização, intensificando cada vez mais as ações e projetos voltados para o aprimoramento do profissional da Contabilidade. Isso porque uma classe cada vez mais bem informada e qualificada pode fazer com que o mercado se alinhe com suas exigências, em especial as relativas à remuneração. Com isso teremos, também, um profissional mais valorizado”, disse.
      O presidente salientou as primeiras ações a serem implementadas e lembrou que o Conselho busca estreitar ainda mais os laços com as mais diversas entidades e órgãos, visando beneficiar e fortalecer a classe contábil. “Estamos constantemente buscando um relacionamento de parceria entre o Conselho e os órgãos com os quais o profissional precisa lidar no seu dia a dia. Isso é essencial para reafirmar a importância do profissional da Contabilidade e, também, para garantir uma legislação condizente com as cobranças inerentes à profissão”. Ele afirmou também que o Conselho está ampliando sua atuação por meio de parcerias com entidades e sindicatos de contabilistas do estado. “Todos sabem que as atribuições dos sindicatos e dos conselhos são diferentes. Mas ambos interagem em um objetivo comum: a valorização do profissional da Contabilidade. É claro que, resguardados os limites de atuação de cada um, as entidades e o Conselho podem trabalhar em conjunto em parcerias que visem, em especial, o aprimoramento dos profissionais”, explicou.
      Finalizando seu discurso, Marco Aurélio Almeida agradeceu os amigos e familiares pelo apoio e, concluindo, reafirmou que “a gestão 2014-2015 inicia-se com muito empenho para atender às expectativas dos profissionais que nos escolheram como seus representantes no Conselho. Esperamos, ainda, o apoio desses profissionais também ao longo da realização das atividades, de forma que todos sejamos parceiros a favor da nossa profissão”.