Reunião Jucemg

25 de agosto de 2014

Por Assessoria de Comunicação do CRCMG

O vice-presidente de Relações Institucionais do CRCMG, Jairo Marques Lopes Bahia, reuniu-se, em julho, com a diretora de Registro Empresarial da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg), Lygia Xenes Gusmão. No encontro, foram abordados vários assuntos de interesse da classe contábil, entre eles a não aceitação da Via Única por parte de algumas instituições bancárias. Jairo Bahia explicou que alguns bancos não estão aceitando a Via Única como documento original e estão solicitando que o cartório autentique esse documento. Vale lembrar que a autenticidade já pode ser verificada eletronicamente, por meio do número de protocolo e da chave de segurança, constantes no rodapé do documento.

Em razão disso, a diretora da Jucemg se comprometeu a enviar um ofício aos bancos e cartórios, com as informações relativas à Via Única, bem como encaminhar ao CRCMG um documento contendo a base legal da Via Única, para que o profissional possa levar ao banco, quando for necessário.

A aceitação da Via Única em outros estados também fez parte dos assuntos discutidos. A diretora da Jucemg explicou que há estados que já implantaram esse modelo, como Minas Gerais, Rio de Janeiro, Alagoas e Goiás, e que os demais estados têm até junho de 2015 para fazê-lo. Diante disso, informou que encaminhará ofício para as Juntas dos estados que ainda não implantaram a Via Única, reforçando que se trata de um documento original. Orienta-se que o profissional também apresente, junto ao documento, a base legal da Via Única, que será enviada pela Junta.

Também se debateu sobre a correta localização de inclusão da Carta de Responsabilidade da Administração no livro diário. Como há dúvida sobre esse assunto, foi esclarecido que a Carta de Responsabilidade da Administração deverá ser incluída no livro diário em uma página anterior ao Termo de Encerramento.

O representante da Federação dos Contabilistas de Minas Gerais (Fecon) e conselheiro suplente do CRCMG, Janilton Marcel de Paiva, também participou da reunião.