CRCMG recebe projeto Bate-Bola Contábil

29 de abril de 2014

Por Assessoria de Comunicação do CRCMG

O Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais (CRCMG) sediou a segunda edição do “Projeto Bate-Bola Contábil – Lances do mundo corporativo no país do futebol”, na tarde desta sexta (25). O projeto é uma iniciativa da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon), em parceria com o Ministério do Esporte e com o apoio do Conselho Federal de Contabilidade (CFC). Foram discutidos assuntos relacionados à contabilidade e ao futebol, através de palestras e de um descontraído talk show.

O presidente do CRCMG, Marco Aurélio Cunha de Almeida, abriu o evento discursando sobre a importância de os clubes de futebol adotarem uma política de transparência e o papel fundamental do contador neste aspecto. “As demonstrações contábeis devem retratar fielmente os aspectos patrimonial e financeiro, seja de uma empresa, de um órgão público ou de um clube de futebol”, disse o presidente.  Em seguida, o conselheiro do Conselho Federal de Contabilidade, José Eustáquio Geovaninni, que representou a Abracicon, tomou a palavra e reforçou a finalidade do evento de incentivar uma parceria entre entidades esportivas e os profissionais da Contabilidade, para uma maior transparência nos negócios e movimentações. O presidente da Academia  Mineira de Ciências Contábeis, contador Paulo César Consentino dos Santos também participou da abertura.

A primeira palestra foi a “ITG 2003: Entidades Desportivas”, proferida pelo Contador Jádson Gonçalves Rocarte, que explicou os procedimentos contábeis da norma e a importância da padronização na contabilidade dos clubes de futebol. Em seguida, os presentes puderam conferir, também, a palestra “Esporte: Agregando Valor à Sociedade”, realizada por Sócrates Júnior, que destacou o poder de transformação do esporte, principalmente entre as crianças, e a participação fundamental do contador no funcionamento da Lei de Incentivo ao Esporte.

Dando continuidade ao evento, o Professor Dr. Carlos Diehl falou sobre “Contabilidade, Governança e Accountability em Entidades Desportivas”, analisando o desempenho econômico dos clubes de futebol e reforçando a informação de que, quanto mais transparência na contabilidade dos clubes, melhor seu desempenho financeiro. Por fim, o Professor Dr. Vicente Pacheco analisou as alternativas dos times brasileiros para investirem no mercado de ações, na palestra “Futebol e Mercado de Ações”.

Na última parte, foi realizado um talk show com as presenças de Marcos Salum, presidente do América Futebol Clube; Marcos Guiotti, coordenador de jornalismo das rádios Globo e CBN; e Raul Plasmann, ex-goleiro de Cruzeiro, Flamengo, São Paulo e Seleção Brasileira e atual coordenador técnico das divisões de base do Cruzeiro Esporte Clube. Na ocasião, o presidente Marco Aurélio fez a mediação do bate-papo, que discutiu os investimentos realizados nos estádios para a Copa do Mundo de 2014, os legados que devem ser deixados no país após o evento, a expectativa da imprensa e as exigências da FIFA.